Diario de Pernambuco
Busca

ENERGIA

Liderados por Eduardo da Fonte, parlamentares entram com ação popular contra a Celpe

Publicado em: 29/05/2020 18:32 | Atualizado em: 29/05/2020 18:32

Eduardo da Fonte (Foto: Câmara dos Deputados)
Eduardo da Fonte (Foto: Câmara dos Deputados)
Nesta sexta-feira (29), o deputado federal Eduardo da Fonte (PP), os deputados estaduais Fabíola Cabral (PP), Clovis Paiva (PP), Erick Lessa (PP), Fabrizio Ferraz (PP), e o vereador do Recife Chico Kiko (PP), entraram com uma ação popular contra a Celpe (Companhia Energética de Pernambuco) visando a suspensão do reajuste médio de 5,16% na conta de luz, que foi anunciado para começar a valer a partir do dia primeiro de julho.

De acordo com os parlamentares, um dos pontos que a Celpe usa para justificar o aumento na tarifa é a compensação de quase R$ 48 milhões em crédito que a companhia não conseguiu usar na compra da energia gerada a partir do gás natural da Termopernambuco. No processo, os parlamentares sublinham que “isso é um problema de economia interna da Celpe e não pode ser repassado para as contas das famílias pernambucanas”.

“A Celpe tenta compensar um crédito jogando isso como tributo para o povo pernambucano pagar. Claramente é mais um abuso da companhia, que sequer tem a sensibilidade de adiar o reajuste em face da pandemia do coronavírus. A legislação prevê a suspensão do reajuste em caso de força maior, que é o que estamos passando. Por isso, pedimos a anulação do aumento da tarifa que vai prejudicar quase quatro milhões de consumidores”, defendeu Eduardo da Fonte.
TAGS: #dududafonte | #pp | #celpe |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL