Diario de Pernambuco
Busca

CÓPIA DO INQUÉRITO

Celso de Mello encaminha cópia de inquérito a ministros do STF e destaca fala de Weintraub

Publicado em: 26/05/2020 14:18 | Atualizado em: 26/05/2020 14:27

 (Foto: Reprodução/Twitter)
Foto: Reprodução/Twitter
O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, encaminhou aos colegas da Corte cópia do inquérito que investiga a suposta interferência política do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal. No documento, o decano pede atenção para o trecho do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril - citada por Moro em depoimento à PF - em que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, dispara ataques à Corte. 

O jornal Estado de S.Paulo teve acesso ao despacho. "Encaminho a Vossa Excelência cópia da decisão por mim proferida no inquérito em epígrafe (com especial para o ítem 8), bem assim reprodução da degravação procedida pelo Instituto Nacional de Criminalística para que vossa excelência possa adorar, querendo, as medidas que julgar pertinentes". O item 8 é a fala de Weintraub.

No vídeo, Weintraub fala que "Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF. E é isso que me choca. Era só isso presidente". Celso de Mello apontou que o ataque faz parte de um ‘discurso contumelioso e aparentemente ofensivo ao patrimônio moral’ dos ministro do Supremo. Ainda no seu entendimento, as falas caracterizam possível delito contra a honra. 

Após a repercussão negativa, Weintraub afirmou nas redes sociais que sua fala teria sido "deturpada". "Não ataquei leis, instituições ou a honra de seus ocupantes. Manifestei minha indignação, em ambiente fechado, sobre indivíduos. Alguns, não todos, são responsáveis pelo nosso sofrimento". 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL