Diario de Pernambuco
Busca

REPRESENTAÇÃO

Celso de Mello encaminha a Aras notícia-crime contra Zambelli por tráfico de influência

Publicado em: 26/05/2020 20:07 | Atualizado em: 26/05/2020 20:12

Representação tem como base troca de mensagens em que a deputada negocia permanência de Moro no governo  (Foto: Michel Jesus/Agência Câmara)
Representação tem como base troca de mensagens em que a deputada negocia permanência de Moro no governo (Foto: Michel Jesus/Agência Câmara)
O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou notícia-crime contra a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) à Procuradoria-Geral da República (PGR). O documento, que foi apresentado ao STF por parlamentares do PT, denuncia Zambelli por tráfico de influência. 

A notícia-crime agora será analisada pelo PGR, Augusto Aras, que deverá se manifestar sobre uma possível investigação contra a deputada. Assinado por mais de 30 parlamentares petistas, o documento foi protocolado no final de abril, dias dias após o ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, divulgar uma conversa em que Zambelli tenta negociar sua presença no governo, oferecendo-lhe um cargo no STF. 

O diálogo foi tornado público após o ex-ministro deixar o Ministério da Justiça, acusando o presidente Jair Bolsonaro de interferência política na Polícia Federal. As mensagens foram apresentadas por Moro como provas de que, segundo ele, não estaria pleiteando cargo no Supremo em troca de sua permanência do governo, ao contrário do que afirmou Bolsonaro.

Ao tomar conhecimento de uma eminente demissão de Moro, Zambelli tenta convencer o então ministro a permanecer no cargo. "Vá em setembro para o STF. Eu me comprometo a ajudar. A fazer o JB prometer", escreveu a deputada em mensagem de WhatsApp. "Prezada, não estou à venda", responde Moro.

Como relator do inquérito que apura suposta interferência polítca de Bolsonaro na Polícia Federal, o ministro Celso de Mello deverá decidir pela abertura ou não de inquérito contra Zambelli, após manifestação do PGR.




Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL