Politica

Eduardo Bolsonaro critica governo de Pernambuco por prisão de manifestante em ato no Recife

Nas redes sociais, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro, criticou nesta segunda-feira (16) a medida adotada pelo governo do estado de prender um manifestante, no último domingo (15), durante ato pró-Bolsonaro no Recife. “Prender um cara porque estava segurando uma plaquinha? Já sei que vão falar do coronavírus”, postou Eduardo em sua conta no Twitter.

Ele ironizou a ação policial. “Mas o corona só se pega em manifestação ou em estádio e ônibus também? Revolta seletiva do governador? É o Estado acima das liberdades. Se isso não é fascismo eu não sei o que é”, escreveu referindo-se ao governador Paulo Câmara (PSB). O ato ocorreu na avenida Boa Viagem, na zona sul do Recife. O homem, que tem 21 anos e cujo nome não foi revelado pela Polícia Civil, foi encaminhado à delegacia de Boa Viagem e liberado após ser lavrado um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência). O procedimento é comumente usado para crimes de menor potencial ofensivo.

Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que ele foi autuado com base no artigo 268 do Código Penal, que prevê sanção para quem infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. O decreto 48.809/20, assinado pelo governador Paulo Câmara, no sábado (14), vetou qualquer evento no estado com mais de 500 pessoas como medida contra o avanço do novo coronavírus.

Um homem de 57 anos, que também estava na manifestação, foi autuado por desacatado à autoridade por ter invadido uma delegacia, conforme a Polícia Civil, e desrespeitado a equipe de plantão. Nelson Monteiro, presidente do movimento Endireita Pernambuco e um dos organizadores do evento, disse que a ação da polícia foi arbitrária. 

“A polícia diz que ele é um dos líderes, mas era um manifestante que deixaram subir no trio. Neste momento, pediu uma vaia para Paulo Câmara e foi detido em seguida. É um ato arbitrário”, afirmou. A Polícia Civil de Pernambuco comunicou que está cumprindo a legislação e a recomendação das autoridades sanitárias sem qualquer avaliação da orientação ou motivação do protesto em questão.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...