Diario de Pernambuco
Busca

JUSTIÇA ELEITORAL

Trinta e cinco cidades pernambucanas fazem recadastramento biométrico

Publicado em: 28/02/2020 14:57

 (Divulgação/TRE)
Divulgação/TRE

Até o dia 27 de março, 140 mil eleitores pernambucanos devem comparecer aos cartórios eleitorais para realizar o recadastramento biométrico. Este é o prazo final do sexto Ciclo Biométrico (2018-2020), do qual participam 45 municípios. Desses, dez já encerraram o procedimento. A regularização é obrigatória em todas as cidades que participam da campanha, e o eleitor que não tiver sua digital coletada, não estará apto a votar nas eleições de outubro.

Pernambuco tem 6.690.861 eleitores. Neste ano, 5.637.505 (84,26%) já votam ou votarão se identificando com as digitais, o que garante mais segurança e transparência ao processo eleitoral. O último Ciclo obrigatório (2020-2022) terá início após as eleições e abrangerá 28 municípios.

Além de não votar, os que não realizarem o recadastramento terão os títulos cancelados. Entre outros transtornos, o cancelamento impede tirar ou renovar passaporte, contrair empréstimos em bancos oficiais, fazer matrícula em universidades públicas e tomar posse em cargos públicos. Até benefícios sociais, como o Bolsa Família, fica ameaçado. Servidores públicos, por sua vez, podem ficar sem receber seus vencimentos.

Confira a relação dos municípios com recadastramento em andamento:

Abreu e Lima, Angelim, Alagoinha, Afrânio, Água Preta, Betânia, Belo Jardim, Bom Conselho,Cabrobó, Condado, Cumaru, Carnaubeira da Penha, Feira Nova, Gravatá, Itaquitinga, Itapetim, João Alfredo, Joaquim Nabuco, Lagoa Grande, Lagoa de Itaenga, Lagoa dos Gatos, Maraial, Ouricuri, Orobó, Orocó, Paudalho, Panelas, Pedra, Primavera, Quipapá, Santa Maria da Boa Vista, São João, São Benedito do Sul, Vertentes e Venturosa. 

Os municípios de Belém de Maria, Brejinho, Chã Grande, Dormentes, Jaqueira, Salgadinho, Santa Filomena, Santa Cruz, Terezinha e Tupanatinga participaram do Ciclo 2018-2020, mas já finalizaram o prazo para regularização.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL