Politica

Partido Aliança pelo Brasil pede registro

O secretário-geral da comissão provisória do Aliança pelo Brasil, Admar Gonzaga, entregou na tarde de ontem, em cartório, um requerimento de registro do partido que o presidente Jair Bolsonaro tenta criar. "É um registro, uma formalidade. É o estatuto, o programa e um requerimento de registro", disse Gonzaga ao entregar o documento em um cartório na Asa Sul, em Brasília. Depois que esse pedido for processado, o Aliança vai receber uma senha do Tribunal Superior Eleitoral. Esse número poderá ser usado pelos cartórios de todo o país para a coleta das quase 500 mil assinaturas, em nove estados diferentes, para consolidar a criação da legenda.

O advogado Luis Felipe Belmonte, segundo vice-presidente do Aliança pelo Brasil, também acompanhou a entrega do documento. "Aqui é apenas o ato de existência civil. Para ter efeito de partido, precisamos fazer ainda todos os procedimentos", disse. Gonzaga deve pedir na Justiça a validação das assinaturas digitais e também por meio de biometria para a criação do partido.

Mais cedo, Bolsonaro disse que recolhe cerca de 500 mil assinaturas em menos de um mês, se a coleta digital "não for burocrática". "Se for no braço, a gente não vai conseguir formar partido, disso tenho certeza. Não depende apenas de colher assinatura, depende da conferência depois", ponderou Bolsonaro a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...