Diario de Pernambuco
Busca

Agência Francesa de Desenvolvimento

Projetos com conceitos de desenvolvimento sustentável são apresentados

Publicado em: 12/09/2019 17:05 | Atualizado em: 12/09/2019 17:20

Um conjunto de 28 projetos alinhados com os conceitos de desenvolvimento sustentável e enfrentamento às mudanças climáticas foram apresentados nesta quarta-feira pelo Governo de Pernambuco à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O investimento nas iniciativas é de mais de R$ 2,7 bilhões em diversas região do estado. As ações apresentadas contemplam áreas como resíduos sólidos, cobertura vegetal, monitoramento do ar, energia, educação ambiental, além de esgotamento sanitário, mobilidade, parques urbanos e água.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, os projetos expostos pelas diversas secretarias do governo estão em consonância com a Política Estadual de Enfrentamento às Mudanças do Clima. Ele explica que foram apresentadas iniciativas consistentes para infraestrutura hídrica, desenvolvimento de arranjos produtivos no Sertão, monitoramento da linha da costa e de emissões de Gases do Efeito Estufa.

Entre as iniciativas levadas para AFD no setor de energia estão: a implantação de módulos produtivos utilizando a energia renovável através de biodigestores; e a criação de unidades produtivas com utilização de energia solar para o Agreste e Sertão. Também há propostas para reflorestamento, monitoramento da cobertura vegetal do estado e da qualidade do ar em Unidades de Conservação, implantação de centros de triagem, recuperação de áreas de resíduos sólidos, implantação de sistemas de abastecimento de água e estudos de explotação de aquífero.

A AFD conta com ações de investimento em áreas ambientais em 115 países, e trabalha com financiamentos, na forma de crédito a longo prazo, e também doações para as parcerias técnicas que acompanham os financiamentos, nas áreas de biodiversidade, clima, educação, paz urbanismo, saúde, entre outras.

A apresentação ocorreu duas semanas após o encontro do diretor regional da Brasil Cone Sul - Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Phillipe Orliange, e o governador Paulo Câmara, no Recife. O encontro de ontem, que aconteceu na sede da instituição em Brasília, contou com a participação dos secretários José Bertotti (Meio Ambiente), e Bruno Schwambach (Desenvolvimento Econômico), do assessor Especial, Antônio Carlos Figueira; e do secretário executivo de Planejamento, Adriano Danzi.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL