Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Política

ex-deputado

Ex-vice de Serra, Índio da Costa é preso em ação da Polícia Federal no Rio

Por: FolhaPress

Publicado em: 06/09/2019 13:40

Foto: SAULO CRUZ/AGÊNCIA CÂMARA
O ex-deputado federal Índio da Costa (PSD) foi preso, na manhã desta sexta-feira (6), no Rio de Janeiro, por suspeita de participação em um esquema de fraudes nos Correios iniciado em 2016.
De acordo com a PF (Polícia Federal), pelo menos R$ 13 milhões foram movimentados pela organização criminosa. No total, 12 pessoas foram presas e 24 mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta sexta.
 
Índio da Costa foi candidato à prefeitura e ao governo do Rio de Janeiro nas últimas eleições. Em 2010, ele foi vice-candidato à presidência da República, na chapa de José Serra (PSDB). A prisão dele é preventiva. 
 
De acordo com o delegado da Delegacia de Combate à Corrupção da PF, Cristian Luz Barth, as ações da quadrilha contavam com a participação de funcionários dos Correios para distribuir cargas postais sem cobrança ou com faturamento inferior ao devido.
 
"Grandes clientes eram procurados para que rompessem o contrato com os Correios e passassem a contratar o serviço oferecido pelas empresas do grupo criminoso. Desta forma, as remessas tinham custo inferior ao normal e os Correios eram onerados", explicou.
 
Durante a investigação, a Polícia Federal constatou que houve pagamentos indevidos a empresários, funcionários públicos e a políticos configurando corrupção passiva.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Majé Molê: um quilombo urbano na comunidade de Peixinhos
Creche na Ilha de Deus, uma promessa de doze anos
Entenda os riscos da escoliose para saúde
Primeira Pessoa com Bione
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco