Diario de Pernambuco
Busca

PSL

Deputado critica roupas das parlamentares mulheres na Alerj

Publicado em: 13/09/2019 18:18

Foto: Instagram/Reprodução


O deputado estadual Alexandre Knoploch (PSL) criticou a forma que algumas deputadas se vestam para ir ao plenário durante seu discurso na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quarta-feira (11). O político afirmou que a roupa pode representar quebra de decoro parlamentar em alguns casos.

Alexandre considera que houve falta de seriedade por parte das parlamentares: "Estão fazendo isso aqui de ‘Escolinha do Professor Raimundo’. Inclusive denegrindo a imagem das mulheres. Existem formas de estar nesse parlamento e de vestimenta. Isso aqui não é ‘Chiquititas’, não é ‘Carrossel’ e não é ‘Escolinha do Professor Raimundo’. Então temos que levar isso aqui com seriedade. Esta bagunça que eles fazem achando que estão nestes atos pelas ruas, esse circo de horrores, essas balbúrdias cheias de maconheiros não pode ser trazido aqui para dentro. O parlamento merece respeito, e assim os parlamentares devem ser vistos e vestidos nesta casa".

Foto: Reprodução


A deputada Renata Souza (PSOL), acredita que o incômodo surge porque as Casas Legislativas não foram pensadas para mulheres e ainda levam uma estrutura patriarcal e machista. Ela lembra que, até pouco tempo atrás, o Congresso sequer tinha banheiros femininos. “Não existe nenhum código de vestimenta específico para as mulheres porque o espaço nunca previu a nossa chegada”, afirma Renata. “Ao ser incapaz de argumentar contra as deputadas, o deputado tenta nos violentar e assediar para atingir a nossa honra e moral. Já fui vítima no plenário de uma tentativa de deslegitimação pelo mesmo deputado que fez ilações, por exemplo, sobre minhas relações afetivas, amorosas e íntimas. É notável sua ojeriza às nossas roupas, muitas delas confeccionadas por costureiras mulheres negras da favela e da baixada fluminense, com tecidos africanos“, conclui a deputada.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL