Diario de Pernambuco
Busca

declaração

'Você acredita em Comissão da Verdade?', questiona Bolsonaro

Publicado em: 30/07/2019 10:51 | Atualizado em: 30/07/2019 11:03

José Cruz/Agência Brasil
Durante entrevista nesta terça-feira (30) a jornalistas no Palácio da Alvorada, o presidente voltou a comentar sobre o desaparecimento do pai do presidente da OAB, Fernando Santa Cruz. Bolsonaro declarou: "O que eu sei é o que falei para vocês. Não tem nada escrito que foi isso, foi aquilo. Meu sentimento era esse".

Ao ser questionado sobre a existência de documentos elaborados pela Comissão da Verdade, que concluiu que Fernando Santa Cruz foi preso e morto por agentes do Estado brasileiro, o presidente respondeu: "Você acredita em Comissão da Verdade? Qual foi a composição da Comissão da Verdade? Foram sete pessoas indicadas por quem? Pela Dilma. Nós queremos desvendar crimes. A questão de 64, não existem documentos de matou, não matou, isso aí é balela".

Nessa segunda-feira (29), Jair Bolsonaro declarou que poderia explicar a Felipe Santa Cruz, presidente da OAB, como o seu pai teria desaparecido durante o período da ditadura militar. "Um dia, se o presidente da OAB quiser saber como é que o pai dele desapareceu no período militar, conto pra ele. Ele não vai querer ouvir a verdade. Conto pra ele. Não é minha versão. É que a minha vivência me fez chegar nas conclusões naquele momento. O pai dele integrou a Ação Popular, o grupo mais sanguinário e violento da guerrilha lá de Pernambuco e veio desaparecer no Rio de Janeiro", disse o presidente. 

Fernando Santa Cruz desapareceu em fevereiro de 1974, depois de ter sido preso por agentes do DOI-CODI, no Rio de Janeiro. O relatório final elaborado pela Comissão da Verdade declara que durante depoimento, em 2014, Claudio Guerra, ex-delegado do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS-ES), afirmou que o corpo de Fernando foi incinerado na Usina Cambahyba, em Campos dos Goytacazes (RJ). 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL