Diario de Pernambuco
Busca

UFPE

Reitor eleito da UFPE foi recepcionado pelo Governador

Publicado em: 16/07/2019 12:06 | Atualizado em: 16/07/2019 12:09

Encontrou aconteceu no Palácio do Campo das Princesas. Foto: Divulgação
O professor Alfredo Macedo Gomes, reitor eleito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi recepcionado, juntamente com o vice-reitor eleito, Moacyr Cunha, por comissão liderada pelo Governador Paulo Câmara, na última segunda (15),  no Palácio do Campo das Princesas. Estiveram presentes, ainda, o deputado Professor Paulo Dutra, vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura da ALEPE, além dos secretários estaduais de Educação e Esportes e de Ciência e Tecnologia, respectivamente Fred Amancio e Aluísio Lessa, o presidente da AMUPE, José Patriota e o ex-secretário de Juventude do Recife, Eduardo Granja.

Paulo Dutra afirmou que considera o estreitamento das relações entre a Universidade Federal de Pernambuco e os poderes Legislativo e Executivo como algo imprescindível para garantir a autonomia da universidade pública. “É muito importante estarmos fortalecendo essa relação com a Academia. Nestes tempos de ataques à educação em todos os seus níveis, é preciso lutar para garantir a continuidade de uma educação pública, gratuita e de qualidade social. É apenas com a educação que retomaremos o rumo do desenvolvimento no Brasil”, disse.

O deputado comprometeu-se ainda a trabalhar na Assembleia Legislativa de Pernambuco com o objetivo de colaborar com o reitor eleito: “É preciso resistir ao descaso do Governo Federal para com a nossa educação. A UFPE é um importante instrumento de transformação social para quem tem como projeto de vida cursar a universidade”, concluiu.

Eleitos em segundo turno, para serem confirmados na direção da universidade, os nomes dos professores Alfredo Gomes e Moacyr Cunha precisam ser validados pelo Ministério da Educação. Como de costume, o MEC recebe uma lista tríplice encaminhada pelo Conselho Universitário da UFPE e encabeçada pelos vencedores do pleito. A palavra final, porém, caberá ao Governo Federal.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL