Diario de Pernambuco
Busca

fome

Em média, 15 pessoas morrem de desnutrição por dia no Brasil

Publicado em: 19/07/2019 19:02

Arquivo/Agência Brasil
Ao todo, 5.653 pessoas morreram de desnutrição no Brasil em 2017 -último dado disponível-, segundo informações do Ministério da Saúde. Uma média de mais de 15 pessoas por dia.

Os dados sobre segurança alimentar no país contradizem a fala do presidente da República, Jair Bolsonaro, que afirmou na manhã desta sexta (19) ser "uma grande mentira" dizer que há fome no Brasil.

"Falar que se passa fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não come bem. Aí eu concordo. Agora, passar fome, não", disse em café da manhã com correspondentes internacionais. "Você não vê gente mesmo pobre pelas ruas com físico esquelético como a gente vê em alguns outros países pelo mundo".

À tarde, porém, o presidente recuou, e disse que "alguns passam fome".

"A desnutrição é a expressão corporal da fome", afirma a professora Patricia Jaime, da Faculdade de Saúde Pública da USP. "A morte por desnutrição é um extremo, mas a gente tem estágios de desnutrição e estágios de insegurança alimentar nutricional. A gente não quer só que as pessoas não morram de fome, quer que as pessoas não vivam com fome", diz.

O Ministério da Cidadania fez, em 2018, o Mapeamento da Insegurança Alimentar e Nutricional (Mapa InSAN). Os dados mostram que, no ano de coleta dos dados (2016), 427.551 crianças com menos de cinco anos que são atendidas pelo Bolsa Família tinham algum grau de desnutrição, que é medido de acordo com o déficit de peso por idade ou de altura por idade.

A desnutrição em crianças, grupo mais vulnerável, é o indicador recomendado pela FAO (órgão da ONU para comida) para medir a fome, segundo a professora Patricia Jaime.

De acordo com a última pesquisa do IBGE sobre o tema (com dados de 2013) 7,2 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar grave no país, que é quando alguém passa o dia todo sem comer por falta de dinheiro para comprar alimentos e há redução quantitativa de alimentos entre crianças.

Outras 10,3 milhões de pessoas entraram na categoria de insegurança alimentar moderada.

Entre as crianças com menos de cinco anos, 641 mil passam por insegurança alimentar grave, e 864 mil por insegurança alimentar moderada.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL