Politica

PGE recorre de decisão sobre a manutenção da Decasp por 45 dias

Nos inquéritos, que estão sob sigilo, há indícios de envolvimento de sete deputados estaduais em esquemas de emendas parlamentares

A Procuradoria-Geral do Estado recorreu ao Tribunal de Justiça, ontem, para suspender a decisão do juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital, Augusto Napoleão Sampaio Angelim, que concedeu liminar, na sexta-feira passada, para que a Delegacia de Polícia de Crimes contra a Administração e Serviços Públicos (Decasp) seja mantida por um prazo de 45 dias. A unidade policial estava sob o comando de Patrícia Domingos e foi extinta no mês passado, tendo cerca de 1,6 mil investigações em andamento. Nos inquéritos, que estão sob sigilo, há indícios de envolvimento de sete deputados estaduais em esquemas de emendas parlamentares.  

A PGE não se pronunciou sobre o assunto oficialmente. Em reserva, uma fonte do Palácio das Princesas informou que a intenção é manter o foco na construção do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco), que vai abrigar duas delegacias de combate a crimes de colarinho branco. Um interlocutor disse ser natural que a PGE recorresse da decisão e fez a seguinte indagação: “Alguém já perguntou quantos políticos presos por corrupção ainda estão presos, com provas suficientes? Cada passo que a delegada dá, ela vai à imprensa, mas é importante se questionar se as pontas das investigações estão amarradas. Será que há um complô da SDS, que tem três delegados da Polícia Federal, contra ela?”, indagou a fonte. Por sua vez, Patrícia Domingos informou, em entrevista ao Jornal Nacional, que vai contar com o apoio do Ministério Público para dar celeridade aos inquéritos em andamento. Quem vai decidir, entretanto, sobre a polêmica jurídica envolvendo a Decasp é o TJPE.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...