Politica

Brasil e Rússia pedem 'sistemas jurídicos despolitizados' contra corrupção

Entre os 35 objetivos destacados pelos dois países na declaração bilateral, um foi especialmente dedicado ao tema da corrupção

Mergulhados em escândalos de desvio de verbas e de superfaturamento de obras públicas para realização de grandes eventos esportivos, os governos de Rússia e Brasil prometeram cooperar na luta contra a corrupção. Na declaração firmada entre os presidentes dos dois países ao final da reunião bilateral realizada no Kremlin, em Moscou, nesta quarta-feira, 21, Vladimir Putin e Michel Temer pedem respeito à soberania dos países e sistemas jurídicos "despolitizados".

Entre os 35 objetivos destacados pelos dois países na declaração bilateral, um foi especialmente dedicado ao tema da corrupção. 

"A Rússia e o Brasil apoiam a intensificação dos esforços internacionais na área do combate à corrupção, no contexto do papel central desempenhado pelas Nações Unidas, sobretudo no âmbito da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC) ", diz o texto. "Os dois países entendem que a cooperação anticorrupção deve ter como objetivo a obtenção de resultados concretos."

O documento pede, porém, que a cooperação internacional aconteça no respeito da autonomia dos países e a partir de sistemas jurídicos nacionais "despolitizados". "Essa cooperação, baseada no respeito dos sistemas jurídicos nacionais, deve ser despolitizada e isenta de pressão sobre países soberanos", afirmam os líderes no texto.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...