Politica

PF tenta desarticular quadrilha envolvendo prefeituras do Agreste

Operação investiga irregularidades na contratação de empresas e em licitações para execução de obras públicas com verbas federais

Operação cumpre 17 mandados de busca e apreensão nos municípios de Agrestina, Caruaru, Garanhuns e São João. Foto: PF/ Divulgação

Relatórios da CGU e denúncias realizadas pelo vereador de um dos municípios investigados motivaram a investigação, que identificou diversas irregularidades envolvendo a contratação de empresas e o favorecimento a um cartel composto de sócios-laranjas em licitações para execução de obras públicas com verbas federais, especialmente nas áreas de saúde, educação e infraestrutura.

De acordo com a PF, a organização criminosa contava com a participação de agentes públicos municipais para fraudar processos licitatórios com direcionamento de seus resultados. Os valores de recursos públicos destinados às empresas investigadas de modo a beneficiar políticos, parentes e empresários gira em torno de R$ 100 milhões em empenhos suspeitos envolvendo 10 prefeituras.

Entre os oito indiciados, estão políticos, representantes de empresas e servidores públicos, que serão responsabilizados na medida de sua participação nos crimes de frustação de caráter competitivo de licitação, fraude na contratação, corrupção ativa e passiva e crime de responsabilidade, cujas penas somadas ultrapassam os 30 anos reclusão.

No final da manhã de hoje, um balanço da operação será apresentado na Delegacia de Polícia Federal em Caruaru.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...