Os cem anos do nascimento de Miguel Arraes serão comemorados em sessão solene do Congresso Nacional, às 12h de terça-feira. A iniciativa é da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), em homenagem ao político pernambucano, que completaria cem anos no próximo dia 15.
Além da sessão solene, Câmara e Senado farão outras homenagens ao centenário de Arraes. ás 9h30 de hoje, o Instituto Miguel Arraes em parceria com a Fundação João Mangabeira, inaugurará a exposição fotográfica Miguel Arraes 100 Anos, no corredor de acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados.
No Recife, a semana de comemorações ao centenário de nascimento do ex-governador foi aberta ontem com uma cerimônia no Diretório Estadual do PSB. Em homenagem ao político, o prédio passa a se chamar Miguel Arraes.
Participaram do descerramento da placa o governador Paulo Câmara, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, o presidente estadual socialista Sileno Guedes e um dos filhos de Arraes, Pedro Arraes, atual secretário executivo de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.
“O PSB é um partido privilegiado por ter em sua galeria nomes com Miguel Arraes, Pelópidas da Silveira, Eduardo Campos, Ariano Suassuna, João Mangabeira. Nenhum outro partido conseguiu reunir em sua galeria nomes tão importantes e sintonizados com as causas populares”, disse Sileno Guedes. Ainda de acordo com ele, a decisão de dar o nome do ex-governador à sede é um gesto simbólico que busca resgatar e trazer à tona, principalmente entre os militantes mais jovens, convicções ideológicas que marcaram a vida do político. “Esta placa ficará aqui, na porta principal desta casa, para que seja sempre um norte aos filiados para que os da velha guarda continuem sentindo sua presença e os que aqui chegam percebam que aqui se pratica o legado de Miguel Arraes”, completou.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco