Politica

Governador Paulo Câmara reúne equipe de trabalho

Encontro com secretariado, marcado para hoje, terá como prioridade analisar os reflexos do cenário econômico no estado

Diante de um cenário cada vez mais incerto na economia do país, o governador Paulo Câmara (PSB) convocou o secretariado para uma reunião hoje, a partir das 9h, no Palácio do Campo das Princesas. O encontro está previsto para durar três horas. O tempo será dedicado a uma análise das finanças do estado, tendo como base o encerramento do primeiro quadrimestre do ano. Além do aperto nas contas, o governador também deverá colocar na mesa questões como a segurança pública.

A reunião, inclusive, foi convocada dois dias depois dos policiais militares e bombeiros de Pernambuco aceitarem a proposta apresentada pelo governo para as reivindicações das duas categorias. O acordo evitou uma paralisação das corporações, mas deixou evidente que a situação não pode virar rotina diante da incerteza criada para a população.

Em relação à área financeira, o governo tem enfrentado problemas para conseguir liberar junto ao governo federal as operações de crédito com instituições financeiras internacionais, entre elas o Banco Mundial. Os empréstimos ajudariam a gestão na realização de novos investimentos. Uma mudança no cálculo da dívida do estado com a União é outra medida aguardada pelo governo para aliviar as contas.

 Para tentar driblar a crise, em fevereiro de 2015, Paulo Câmara buscou uma saída caseira para chegar em 2016 com uma certa folga no caixa. O socialista lançou o Plano de Contigenciamento de Gastos (PCG), tendo como meta o corte de R$ 320 milhões no custeio da máquina. Com o passar do tempo e o agravamento da crise, a meta foi ampliada para R$ 700 milhões. “Vamos falar dos primeiros meses do ano e do cenário de 2016”, disse Márcio Stefanni, secretário da Fazenda.

Amanhã, Paulo Câmara estará em Panelas para prestigiar a Corrida de Jericos, prevista para as 16h.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...