Politica

Opinião: Raimundo Carrero diz que o Brasil tem "um grande destino, que passa pela cadeia"

"Somos, sim, um país de grande destino. Mas que destino é este que precisa primeiro passar pela cadeia?"

Por Raimundo Carrero
Escritor

Tudo bem, somos um grande povo, uma grande nação,uma gente maravilhosa,  mas, afinal, como explicar nossa busca de destino notável em meio a tormentas, corrupção, bandidagem, canalhismo, vagabundagem, drogas, negociatas, destempero? É possível dizer que assim é a condição humana, sendo o coração o campo de batalha. Sim, pode-se dizer tudo isso, estou seguro. É assim em todo o mundo, em toda nação, embora aqui as coisas acontecem de forma diferente. Muito diferente. Somos caóticos à nossa maneira.

Perguntamos incessantemente: Que país este? Uma indagação que repercute em nós faz tanto tempo. Dizem que esta frase vem de Francelino Pereira  desde os tempos de Arena e de MDB. Assim ganhou os foros de autoria da frase. Em seguida, Affonso Romano de Santanna escreveu um belo livro de poemas com a mesma pergunta. No tempo em que poetas uniam forma e conteúdo, com profunda preocupação política.

No entanto, a pergunta já está em Prometeu Acorrentado e parece que perdemos o gosto pelo estudo. Basta ir um pouco adiante para verificar que as frases rebuscadas e arrumadas vêm dos gregos, em que Freud e Dostoiévski foram buscar toda inspiração. Mesmo assim, ainda hoje dizemos que a frase original é de Francelino Pereira.

Mas se Francelino imitou o grego, ou foi buscar palavras no Prometeu, o holandês Harri Lemmens deu foros de verdade ao papa Francisco e a uma certa tradição tupiniquim escrevendo o livro Deus é Brasileiro, agora publicado no Brasil pela Zouk editora, de Porto Alegre, com tradução de Mariângela Guimarães. Ele percorreu o país de ponta a ponta, destacando cinco capitais, entre elas Recife, entrevistando intelectuais, jornalistas, motoristas de táxis, populares, para entender, afinal, que país é este? 

O resultado é este livro notável, embora nos desgoste, e desgoste muito. Somos, sim, um país de grande destino. Mas que destino é este que precisa primeiro passar pela cadeia? Zuca Sardan escreve no prefácio que “Harrie conta mesmo as verdades. O que é melhor para nos, porque ele gosta do Brasil, mas não fica contando lorotinha, pra nos fazer gosto.” O que me agrada, e agrada muito, é que o Brasil é um desafio, um desafio que nós gostamos de enfrentar e amar.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...