Politica

Deputados de Pernambuco aproveitam o "vale São João" da Câmara

Sete parlamentares pernambucanos aproveitaram abono do ponto dado por Eduardo Cunha para faltar às sessões em Brasília

Sete dos 25 deputados federais pernambucanos levaram ao pé da letra a “liberação” dada à bancada nordestina para os festejos de São João. A medida, anunciada na semana anterior pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), liberou os parlamentares da região das sessões de terça-feira e de quarta-feira (até as 19h). Parte da bancada pernambucana, no entanto, decidiu esticar a folga e não compareceu a importantes votações programadas para a semana, como o projeto de lei 863/2015, que aumentou as alíquotas incidentes sobre a receita bruta das empresas de 56 setores da economia com desoneração da folha de pagamentos.

O acordo previa que os 151 deputados nordestinos, que representam 29,4% dos parlamentares da Casa, estariam dispensados das votações nos dias 23 e 24 para participar dos festejos juninos em suas respectivas bases eleitoriais. No dia 23, o acordo foi cumprido à risca e, entre os pernambucanos, apenas os deputados Eduardo da Fonte (PP) e Gonzaga Patriota (PSB) passaram pela Casa, que não registrou votações importantes. Na quarta e na quinta, os trabalhos foram retomados com a inclusão de pautas relevantes, que culminaram com a conclusão da aprovação do ajuste fiscal.

A medida gerou controvérsias. “Os colegas da bancada gaúcha já questionaram se eles terão abonadas as faltas quando for comemorada a semana farroupilha (entre 14 e 20 de setembro). Há que se rever isso. O São João em Campina Grande, por exemplo, dura uma semana. Dá para ir na quinta à noite, na sexta”, disse, durante a semana, o líder do PSol, Chico Alencar (RJ). Nos três dias, não deram as caras os deputados: Fernando Monteiro (PP), Jorge Côrte Real (PTB), Kaio Maniçoba (PHS), Pastor Eurico (PSB), Sílvio Costa (PSC), Ricardo Teobaldo (PTB) e Wolney Queiroz (PTB). Alguns deles, postaram em suas redes sociais atividades que realizaram durante a semana. Fernando Monteiro, por exemplo, esteve em Buíque visitando lideranças. Kaio Maniçoba, em Petrolina, onde encontrou o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.

O Diario procurou, por telefone, os parlamentares que decidiram não ir a Brasília durante a semana. Apenas o deputado Sílvio Costa (PSC) foi localizado. Disse ter visitado os municípios de sua base. “Todo o povo nordestino, que elege seus candidatos, sabe que o São João é uma festa importante, que tem identidade com o Nordeste. Historicamente, a bancada sempre esteve fora de Brasília nesse período. É uma forma de prestigiar seus redutos eleitorais. Não vejo nada de errado nisso. Agora, o acordo foi tranverso, não deveria ter ocorrido. Eduardo Cunha quis apenas fazer média com a bancada do Nordeste”.

O deputado Augusto Coutinho (SD), que esteve na capital federal na quarta e na quinta-feira, preferiu não entrar em polêmica. “Acho que essa questão da bancada nordestina se ausentar durante o São João sempre existiu. Há compromissos a serem cumpridos. Além disso há uma questão cultural que precisa ser respeitada”, argumentou.

151 deputados federais do Nordeste foram liberados das sessões dos dias 23 e 24

18 foi o número máximo de parlamentares pernambucanos que estiveram ao mesmo tempo em Brasília durante a semana do São João

7 dos 25 deputados do estado não apareceram na capital federal durante toda a semana

R$ 120 mil é o valor total dos descontos "perdoados" nos salários, a cada sessão deliberativa da Câmara

62,5% do salário, hoje fixado em R$ 33.763, é o máximo que pode ser descontado do subsídio do deputado, caso falte a todas as sessões deliberativas do mês

Frequência dos deputados pernambucanos nos dias em que ocorreram sessões na Câmara (23, 24 e 25 de junho)

Presentes nos três dias

Eduardo da Fonte    PP

Gonzaga Patriota    PSB

Presente nos em dois dias

Anderson Ferreira    PR

Augusto Coutinho    SD

Betinho Gomes    PSDB    

Bruno Araújo    PSDB

Jarbas Vasconcelos    PMDB

Luciana Santos    PCdoB

Marinaldo Rosendo    PSB

Mendonça Filho    DEM

Tadeu Alencar     PSB

Carlos Eduardo

Cadoca    PCdoB

Daniel Coelho    PSDB

João Fernando

Coutinho    PSB

Raul Jungmann    PPS

Zeca Cavalcanti    PTB

Presente em um dia

Fernando Coelho Filho    PSB

Adalberto Cavalcanti    PTB

Ausentes

Fernando Monteiro    PP

Jorge Côrte Real    PTB

Kaio Maniçoba    PHS

Pastor Eurico    PSB

Sílvio Costa    PSC

Ricardo Teobaldo    PTB

Wolney Queiroz    PTB

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...