Politica

Oposição afirma que verbas para navegabilidade estão disponíveis e põe culpa no governo estadual

Silvio Costa Filho aponta que apenas 25% do projeto foi executado

Parte da bancada de Oposição da Assembleia Legislativa de Pernambuco visitou na manhã desta segunda-feira (4) as obras de navegabilidade do Rio Capibaribe. Em duas estações localizadas no Recife - da BR-101 e do Derby - o cenário testemunhado foi o mesmo: obras paradas.

Ao Diario, o líder da Oposição, Silvio Costa Filho (PTB), apontou que para essas obras o governo estadual não poderá utilizar a falta de repasses federais como justificativa. "A informação que nós temos é de que os recursos estão disponíveis. O problema é que o projeto tem diversas falhas e além disso, o governo tem tido dificuldades para conseguir licenças ambientais, para efetuar desapropriações e até com a empresa responsável pela obra", ressaltou Silvio.

O petebista aponta ainda que apesar da disponibilidade de recursos, apenas 25% do projeto foi executado até o momento. "Virou moda o governo do PSB dizer que tudo é culpa do governo federal. Desde a crise no sistema prisional, a falta de medicamentos, greve dos professores até o crescimento da violência no estado. É preciso que se diga a verdade dos fatos. Se a culpa é do governo federal, vamos dizer que é do governo federal, mas o que não pode é o governo estadual fugir da sua responsabilidade", afirmou.

Petebistas Silvio Costa Filho e Julio Cavalcanti foram conferir o andamento das obras Foto: Cortesia

Silvio ainda relembrou que o compromisso inicial da navegabilidade foi estabelecido pelo PSB ainda em 2012, durante campanha do então candidato a Prefeito do Recife Geraldo Julio (PSB). Iniciado em setembro de 2013, o projeto tinha conclusão prevista para o final do ano passado. As obras têm orçamento previsto de R$ 289 milhões, dos quais, R$ 190 milhões são disponibilizados pela União, por meio do PAC Mobilidade. Assim que estiverem prontas, as estações do Capibaribe serão utilizadas por cerca de 300 mil passageiros por mês.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...