Pernambuco.com
Pernambuco.com
UFRPE Hospital Veterinário agora tem avaliação nutricional para animais com sobrepeso Atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 8h às 12h. Apesar de avaliar todos os animais, os bichos com sobrepeso tem prioridade

Por: Ketheryne Mariz

Publicado em: 26/08/2016 15:49 Atualizado em: 26/08/2016 16:08

Agora os animais de estimação poderão contar com uma ajuda especial para se manter saudável. Com o intuito de ajudar cães e gatos com excesso de peso, o Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) contará com um programa de Avaliação Nutricional. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. A partir do dia 15 de setembro, o atendimento passará a ser no período da tarde, das 14h às 18h.

Nas redes sociais, é possível perceber a comoção causada com os animais "gorduchinhos", mas o sobrepeso pode ser um dos motivos que desencadeiam sérios problemas de saúde como diabete mielitus, artrite, doenças do trato urinário inferior e distúrbios de função hepática. "Muita gente não vê a obesidade do bicho como algo ruim, porque eles têm aparência fofinha", explica a responsável pelo trabalho e concluinte em Medicina Veterinária Alessandra Veras.

O serviço gratuito, baseado no programa Jovem Veterinário Nestlé Purina, visa melhorar a qualidade de vida dos animais. Desde a última quarta-feira, já foram atendidos 13 "pacientes", todos com sobrepeso. A primeira edição do programa, na UFRPE, vai até dezembro deste ano.  

Apenas 30 pets poderão ser acompanhados, mas qualquer tutor que chegar com seu cachorro e gato na intenção de uma consulta nutricional será atendido. Para ser acompanhado por longo tempo no programa, é necessário seguir algumas regras, entre elas: os animais tem que estar acima do peso, o proprietário tem que se comprometer em  ir a cada 15 dias na UFRPE para ser reavaliado.

Sob coordenação da professora Lílian Andrade, os atendimentos são feitos apenas pela concluinte Alessandara, que algumas vezes recebe ajuda voluntária de outros estudantes. "Quanto mais gente melhor, pessoas do curso de Zootecnia e Medicina Veterinária que tiver interesse pode entrar em contato comigo",afirmou Veras. No final do ano ela se forma, porém garante que o programa vai continuar. "Nenhum pet vai ficar saudável da noite para o dia. Fico até dezembro, mas haverá uma nova seleção, os animais serão acompanhados por outras pessoas" explicou.

No ambulatório do Hospital Veterinário, são realizados procedimentos como: anamnese dietética, exame físico, acompanhamento de peso, Escore da Condição Corporal (ECC), medidas morfométricas e cálculo da Necessidade Energética Diária (NED).

Alessandra Veras informou meios para que os tutores interessados em cuidar da saúde do animal podem entrar em contato:
Telefone: 9 9574.1418
Facebook: www.facebook.com/meupetfit
Instagram: @alessandraveras

Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco