Conecta Cidadania: serviços municipais a zero clique

Rafael Figueiredo
Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Conselheiro do Porto Digital e Procurador do Estado

Publicado em: 08/08/2024 03:00 Atualizado em: 07/08/2024 23:46

Por que Maria, que está no Cadastro Único e recebe Bolsa Família, não tem automaticamente seu direito à tarifa social de energia elétrica? Por que Seu José, que completou 65 anos, precisa solicitar sua carteira do idoso para andar de ônibus ou estacionar seu veículo em locais especiais? Por que Joana, que perdeu a carteira de vacinação do seu filho, nascido em uma maternidade pública, viu ele contrair alguma doença por não ter se vacinado? São muitos os porquês e essas interrogações sempre incomodaram o time que trabalha a Transformação Digital vivenciada na Prefeitura do Recife.

Indo de encontro ao senso comum da população, de que as gestões públicas são reativas e que só fazem contato com o cidadão para realizar cobranças, o Recife inova mais uma vez com um governo a zero cliques ao antecipar os direitos do cidadão, sem obrigá-lo a requerer coisa alguma. Estamos falando do Conecta Cidadania. Colocando em prática o conceito “cidadãocentrismo”, ou seja, o cidadão no centro de tudo, a Prefeitura mapeou vários direitos e os cruzou com o vasto banco de dados construído à época da ampla ação de agendamento da vacina contra a covid-19 pela plataforma do Conecta Recife. Hoje, são 1,6 milhão de pessoas cadastradas, número até maior do que a população recifense. Assim, utilizando processos de automação e de inteligência artificial, esses direitos “brotam da fonte” e são automaticamente enviados aos titulares em seus números de WhatsApp cadastrados na base.

Mas como tornar isso possível? O cidadão, ao interagir com uma das aplicações do Conecta Recife (Conecta Zap, Conecta Web ou Conecta App), pode optar por se cadastrar no serviço “Receba Zap”. Em seguida, uma vez logado com autenticação Gov.br, pode escolher os temas sobre os quais deseja receber informações através de mensagens de WhatsApps proativas, dentre elas: Alerta de Chuvas, Seus Direitos, Avaliação dos Serviços Prestados, Coleta Seletiva, Direitos dos Animais, Campanhas de Saúde, Agenda de Eventos, Novidades em Teste e Jornada da Vida.

Por exemplo, na opção ‘Seus Direitos’, os direitos mapeados e os futuramente mapeados são encaminhados automaticamente aos seus titulares, como o cartão do idoso, crédito de IPTU, tarifa social e Benefício de Prestação Continuada, entre outros. Nas Votações Importantes, encaminhamos WhatsApp para os cidadãos decidirem as obras necessárias em suas regiões, votação de praças e parques, atrações de festividades e plebiscitos. Para incentivar o engajamento na Coleta Seletiva, a população pode habilitar seu endereço para ser notificado quando o caminhão está a 2h, 1h ou 30min de passar na sua residência.

Já nas Campanhas de Saúde, os cidadãos são alertados sobre mutirões próximos às suas residências e campanhas gerais de vacinação e doação de sangue, entre outros serviços. Além disso, são lembrados dos próprios agendamentos e, quando não têm condições, recebem vouchers para comparecerem a cirurgias ou campanhas preventivas fundamentais, graças à parceria com a empresa 99, que permite ao cidadão mais vulnerável ir acompanhado para seus procedimentos médicos. Por fim, outro exemplo,  é o recém-lançado Jornada da Vida, que ajuda o cidadão a lembrar de seus eventos importantes junto ao município, como a vacinação de seus filhos e seu calendário de consultas programadas ou desejadas.

Hoje, são mais de 360 mil recifenses cadastrados no Receba Zap. São mais de 16 mil pessoas que passaram a pagar menos na conta de luz, mais de 17 mil idosos que receberam seus cartões de estacionamento, mais de 3 mil pessoas que receberam os créditos fiscais para abater no IPTU. Os números demonstram o sucesso da iniciativa e nos enche de orgulho, mas queremos ampliar os resultados. Queremos chegar a mais pessoas.

Com o Conecta Cidadania, a sociedade é convidada a participar ativamente da gestão pública, seja votando em  obras públicas ou definindo as atrações de eventos. Além disso, o cidadão é quem decide as mensagens que quer receber, podendo revogá-las a qualquer tempo. Assim, a Prefeitura do Recife saí na frente e inaugura uma nova era na administração pública, que deixa de ser reativa e burocrática para se tornar ativa na promoção da qualidade de vida.

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