Diario de Pernambuco
Busca
Hong Kong, amanhã será ainda melhor - Histórias de Hong Kong (3)

Yan Yuqing
Cônsul-Geral da China no Recife

Publicado em: 01/07/2022 03:00 Atualizado em: 30/06/2022 23:48

O primeiro dia de julho de 2022 marca o 25º aniversário do retorno de Hong Kong à pátria chinesa.

Em 8 de maio deste ano, John Lee Ka-chiu foi eleito o 6º Chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Hong Kong na China, marcando o grande sucesso das três eleições sob o novo sistema eleitoral de Hong Kong, que foram a Comissão Eleitoral, o 7º Conselho Legislativo e o 6º Chefe do Executivo.

John Lee assumirá oficialmente o cargo no dia 1 de Julho. Unirá e liderará o governo e todos os setores da sociedade de Hong Kong. Será aplicada de forma abrangente e precisa a política denominada “um país, dois sistemas”, abrirá um novo capítulo em Hong Kong de governança à prosperidade, fazendo com que Hong Kong tenha um amanhã ainda melhor.

Com a conclusão bem-sucedida das eleições do chefe do executivo e a melhoria de combate contra a pandemia de Covid-19, as perspectivas de desenvolvimento de Hong Kong como centro financeiro internacional são ainda mais brilhantes.

“Um país, dois sistemas” dá a Hong Kong uma grande garantia institucional e maior flexibilidade, permitindo que Hong Kong adote um sistema financeiro mais internacional e moderno, fornecendo produtos de investimento mais diversificados, proporcionando uma situação vantajosa para o capital estrangeiro, doméstico e local.

A Área da Grande Baía de Cantão-Hong Kong-Macau reuniu um grande número de empresas de inovação e tecnologia de destaque e de manufatura avançada. Hong Kong é a primeira escolha para as empresas da Área da Grande Baía de buscar financiamento e suporte de serviços financeiros.

Além disso, a criação e implementação da Lei de Segurança Nacional de Hong Kong promoverá a estabilidade política e social que beneficiará o desenvolvimento econômico e consolidará o status de Hong Kong como um centro financeiro internacional.

Em Setembro do ano passado, o Ministério do Comércio e Hong Kong assinaram o Memorando de Entendimento sobre a Promoção do Desenvolvimento de Alta Qualidade das Zonas de Cooperação Econômica e Comercial Ultramarinas. O governo central apoia Hong Kong a usar as zonas de cooperação econômica e comercial no exterior como uma plataforma para participar profundamente na construção do “Cinturão e Rota”, e apoia Hong Kong a aderir à Parceria Econômica Regional Abrangente (RCEP) o mais rápido possível, para aproveitar plenamente as vantagens do serviço profissional de Hong Kong e vencer os obstáculos de abrir o mercado de “ Cinturão e Rota “, expandindo o espaço de cooperação internacional de Hong Kong.

Os próximos cinco anos serão um marco importante para Hong Kong de governança à prosperidade, repleta de oportunidades e desafios. A plataforma eleitoral de John Lee contém quatro grandes linhas de políticas, incluindo o fortalecimento da capacidade de governança do governo; melhoria da velocidade, eficiência e quantidade do abastecimento de terrenos e habitação; aumento abrangente da competitividade de Hong Kong e criação de espaço para o desenvolvimento sustentável; construção de uma sociedade inclusiva, atribuindo grande importância ao desenvolvimento da juventude. O esboço de política relevante está de acordo com as atuais necessidades de desenvolvimento de Hong Kong.

Acreditamos que, com o cuidado e apoio do governo central, o novo governo de Hong Kong fará bom uso das vantagens de “um país, dois sistemas”, integrar-se-á totalmente ao desenvolvimento nacional geral, participará profundamente na construção da Grande Baía de Cantão-Hong Kong-Macau, e apanhe o trem expresso do desenvolvimento econômico, liderando os 7,4 milhões de residentes de Hong Kong a se unirem e trabalharem no novo ponto de partida do desenvolvimento, e fazer de Hong Kong uma “Pérola do Oriente” que deixa o país orgulhoso, a população honrada e a comunidade internacional admirada por essa cidade.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL