Diario de Pernambuco
Busca
As mais belas igrejas de Pernambuco

João Alberto Martins Sobral
Jornalista

Publicado em: 22/07/2022 03:00 Atualizado em:

Capela do Convento de São Felix de Catalice: Localizado no bairro do Pina, o convento é conhecido por ter sido a residência de frei Damião, que se encontra em processo de canonização. Tem uma capela anexa, onde está seu túmulo, que atrai peregrinos de todo o Nordeste. Suas missas têm sempre a presença de grande número de fiéis, especialmente nas sextas-feiras, quando é dada a Benção de São Félix;

Igreja de Nossa Senhora de Fátima: Criada em 1998, atende a cinco comunidades. Mais conhecida como a Igreja Nova de Boa Viagem, fica na Rua Marquês de Valença, em Boa Viagem. Faz um belíssimo trabalho de obras sociais, mantendo a creche Amiguinhos e o restaurante comunitário Papa Francisco. Suas missas são sempre muito concorridas.

Matriz do Espinheiro: A Paróquia Coração Eucarístico de Jesus surgiu do Congresso Eucarístico Nacional,  que aconteceu no Parque 13 de Maio, em 1939. No mesmo ano, a construção do  templo teve início. A obra foi concluída dois anos mais tarde. Quando  ficou pronta, a igreja foi considerada moderna para a época. O que caracteriza a beleza dela são os detalhes internos e os vitrais, que  retratam passagens eucarísticas. Recentemente passou por uma reforma completa, especialmente dos seus belos vitrais.

Igreja da Faculdade Marista: Num local bucólico, em Apipucos, é usada para muitos casamentos. Que têm a opção da cerimônia ser realizada na gruta que fica anexa ao templo.

Igreja de Nossa Senhora da Piedade: É datada de 1683, mas apresenta características das construções do século seguinte por conta das reformas e ampliações pelas quais passou. É uma construção em alvenaria de pedra com um convento em anexo (daí ser também conhecida com Convento de Nossa Senhora da Piedade). Seu fundador, Francisco Gomes Salgueiro, doou a capela à Ordem Carmelita, sua atual mantenedora. Fica à beira-mar e é conhecida por estar numa área onde já aconteceram vários ataques de tubarão.

Capela do Menino Jesus:  Uma igrejinha pequenina na Avenida Conselheiro Aguiar, que tem missas concorridas, sendo administrada pelos padres capuchinhos, responsáveis pela Paróquia do Pina

Matriz de São José: Localizada na área do Forte das Cinco Pontas e no centro histórico do Recife, foi inaugurada em 1797 após a união de fabricantes de móveis e carpinteiros em um esforço popular.  Conseguiram consolidar este símbolo como patrimônio do bairro de São José. É composto por duas torres e uma arquitetura de fachada alba. Há 4 anos está fechado devido a problemas com cupins. Graças à uma parceria no projeto do Cais José Estelita, está sendo reformada.

Igreja de Nossa Senhora do Livramento: Foi aberta ao público religioso no ano 1982. A igreja tem uma enorme quantidade de fiéis e atrai muitos visitantes por ter uma linda estrutura. Apesar de ter sido inaugurada no século 20, sua construção começou muito antes, no ano de 1715. Suas talhas famosas foram feitas pelo grande artista da época, o entalhador João da Costa Furtado. O teto da igreja chama muito a atenção de quem a conhece, pois é todo talhado em madeira.

Matriz das Graças: Tem mais de 150 anos, na Rua das Graças. Chama atenção por sua pintura em azul forte. É conhecida pelo intenso trabalho de evangelização, assistência social e espiritual. Durante muitos anos tinha um cinema na casa paroquial ao lado, que exibia especialmente filmes de faroeste, nos fins de semana. O hino da sua padroeira foi composto por Nelson Ferreira, em parceria com Costa Rego Júnior.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL