Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Opinião
As mais belas igrejas de Pernambuco

João Alberto Martins Sobral
Jornalista

Publicado em: 24/06/2022 03:00 Atualizado em: 23/06/2022 06:48

Igreja da Madre de Deus: Localizada no Bairro do Recife, é considerada um dos mais belos templos barrocos do Brasil. Preciosas talhas ornam o interior do templo. No acervo, imagens raras, como a do Senhor do Bom Jesus dos Passos, que veio da antiga Matriz do Corpo Santo e há mais de três séculos participa da procissão dos Passos, nas celebrações da Semana Santa. Sua edificação foi iniciada em 1680, tendo como construtor o doador do terreno o mascate Antônio Fernandes Matos. Templo foi concluído em 1709, apresentando fachada com duas torres e o corpo central em pedra. O interior da nave é um amplo salão com capelas laterais e um majestoso arco triunfal de severa cantaria com dois altares no arco cruzeiro. O altar-mor é de talha dourada com nichos sacrários e trono em estilo rococó. A sacristia possui bela arcaz, uma arca grande com gavetões, usada para guardar objetos sagrados nas sacristias e um lavabo em mármore de Estremoz considerado o mais notável do Brasil, executado em Portugal. O templo abriga ainda algumas imagens que pertenceram à Igreja do Corpo Santo, demolida quando das obras de modernização do Recife. Em 1931 foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em 1971, um incêndio destruiu grande parte da Capela-mor. A Madre de Deus ficou fechada por muitos anos. Graças a uma ação de Marcos VInícios Vilaça, quando foi secretário da Cultura. O Iphan fez uma obra de restauração, nos anos 80, que recuperou boa parte dos elementos destruídos pelo fogo. A Madre de Deus tem uma imagem de Nossa Senhora da Cabeça, que sempre atrai um grande número de fiéis. Ela é considerada a protetora da cabeça, do cérebro. É a padroeira da Inteligência, da Justiça e da Sabedoria e é celebrada sempre no dia 2 de agosto. Atualmente, é cenário de alguns dos mais importantes casamentos da nossa sociedade.
 
Igreja de Nossa Senhora do Monte: A igreja e mosteiro de Nossa Senhora do Monte foram fundados em 1540, na mesma época da Catedral da Sé, é uma das mais antigas igrejas de Olinda e a primeira dedicada à Nossa Senhora. Por estar afastada de outros monumentos, escapou da destruição dos invasores holandeses e preserva sua arquitetura original. Abriga a abadia das monjas beneditinas e diariamente são recitados cantos beneditinos. Seu interior é rústico e singelo, composto por um Altar de madeira que simboliza um monte, com a imagem de Nossa Senhora no topo. Suas freiras produzem e vendem um biscoito, sem evitar o trocadilho, que são de comer ajoelhado. Inclusive são usados, para sobremesas em restaurantes famosos.

Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe: Entre os anos de 1580 e 1640 vigorou a União Ibérica e Portugal esteve sob o domínio espanhol. Talvez por esse motivo, em 1629, foi erguida em Olinda a primeira igreja do Brasil em devoção a Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do México e da América Latina. Foi construída em virtude da grande devoção dos homens pardos libertos ou escravos da Vila de Olinda, muitos trazidos das colônias latinas pelos espanhóis. A Igreja já abrigou a Irmandade de Nossa Senhora do Bom Parto e hoje pertence à Irmandade de Nossa Senhora de Guadalupe. Sua arquitetura é simplória, com uma única torre e em seu altar central, feito em madeira trabalhada, tem um quadro, vindo do México, com pintura de Nossa Senhora de Guadalupe.

Igreja das Fronteiras: Com estilo barroco, a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, passou a ser conhecida pelo nome da Rua das Fronteiras, na Boa Vista. Pequenina, mas com muita beleza, ficou famosa quando Dom Helder Camara, então arcebispo de Olinda e Recife, deixou o Palácio dos Manguinhos para viver, de forma muito modesta, na sua pequena casa paroquial, onde celebrava suas missas, que atraiam sempre um grande público. Estive com ele lá algumas vezes. É conhecida como ‘Imperial Capela’, já que abriga o emblema real em sua fachada.

Suspeito de ataque a tiros com seis mortos é detido nos EUA
Manhã na Clube: entrevistas com o pastor Wellington Carneiro e Alexandre Castelano
Planta gigante, prima da vitória-régia, é descoberta em Londres
Manhã na Clube: entrevistas com a deputada estadual Teresa Leitão (PT) e Juliana César
Grupo Diario de Pernambuco