Diario de Pernambuco
Busca
Programas que fizeram sucesso na televisão pernambucana

João Alberto Martins Sobral
Jornalista

Publicado em: 06/05/2022 03:00 Atualizado em: 05/05/2022 23:33

Programa do Samir: Samir Abou Hana começou no Diario de Pernambuco, onde foi meu colega. Um dia, me chamou para conversar e disse que tinha o convite para fazer um programa de rádio. Aceitou, fez uma carreira de muito sucesso, quando foi batizado por Chacrinha como “O secretário da cidade” e era conhecido pela saudação “Uma Ternurinha para Você”, Chegou à televisão, primeiro na TV Jornal do Commercio, com o Programa das Ternurinhas, das 13h às 14h. Depois foi para a TV Tribuna, fazendo um programa de variedades por muitos anos. Em seguida, optou pelo talk show, na TV Universitária e na TV Nova. Paralelamente, comandava a emissora de rádio que conseguiu, a “Ternurinha”, que era de Carpina, mas tinha programação gerada de um estúdio no Engenho do Meio. Na vida pública, foi secretário de Imprensa do prefeito do Recife, Augusto Lucena, por oito anos. Em Olinda, foi secretário de Turismo e chefe de gabinete do prefeito Eufrásio Barbosa. Joaquim Francisco chegou a sugerir seu nome para disputar a Prefeitura do Recife, em função do seu grande prestígio popular. Morreu em dezembro de 2021, depois de sofrer acidente doméstico em casa, com 79 anos.

Alô Meu Bem: Albuquerque Pereira começou a carreira no rádio, no Ceará. No Recife, inscreveu-se no curso  de formação da equipe da TV Rádio Clube, comandado por Nilton Paes, que veio da TV Tupi do Rio para comandar o treinamento. Destacou-se como ator e foi logo selecionado para o elenco do teleteatro, uma fase de muito trabalho. Os ensaios eram da meia-noite às três da manhã e ele pela manhã trabalhava em radionovelas, na Rádio Clube. Seu maior sucesso foi com Alô Meu Bem, inspirado no Alô Doçura, que fazia sucesso em São Paulo, com John Herbert e Eva Wilma. Aqui era com ele e Arlete Sales, que começava sua carreira e namorava com Lúcio Mauro. Os dois, depois, tiveram trajetórias de sucesso na Globo do Rio de Janeiro. Todo mundo gostava de trabalhar com Arlete Sales, pela facilidade que ela tinha para decorar textos, algo importante porque na época não havia edição e tudo era ao vivo. O programa foi o maior sucesso, adorado por todas as gerações. Albuquerque Pereira chegou a fazer um programa no mesmo gênero, o Eu te Adoro, ao lado de Carmem Peixoto, na TV Itapoan, na Bahia. Aposentado, escreve livros.

Aventuras do Gavião: Produzido por Ewerton Visco, As Aventuras do Gavião, fez um imenso sucesso na programação infantil nas tardes da TV Rádio Clube. O papel principal inicialmente foi de Paulo José e depois do cantor e ator Nel Blue, junto com Carmem Towar e Jaques Gonçalves. Era feito no estúdio da emissora, com muitas cenas de ação que chegavam. às vezes, a provocar escoriações nos atores.

Programa Jota Ferreira: Com uma vitoriosa carreira no rádio, na televisão e na política, tendo sido o segundo vereador mais votado no Recife, Jota Ferreira teve um programa policial, ao meio-dia na TV Jornal do Commercio, que era líder disparado de audiência. Decidiu deixar o programa para ser candidato a vice-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, na chapa de Geraldo Melo. Perdeu e não voltou. Hoje tem programa na TV Nova.

Programa Cláudia Barroso: No final de carreira, a cantora Cláudia Barroso apresentava um programa de auditório nos fins das tardes dos sábados, na TV Jornal do Commercio. Estive algumas vezes como jurado, ao lado de Jota Ferreira, José Almir Borges e Zuca Show. Recordo de um fato interessante. Havia um concurso de calouros e um dos candidatos cantou uma música em inglês e eu, para querer aparecer, confesso, dei nota baixa, dizendo que, além da música ruim, ele tinha “assassinado” o inglês. Nos bastidores, ele veio me perguntar onde tinha errado, pois era professor da Cultura Inglesa. Fiquei sem chão, sai devagarzinho. Que mico....

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL