Diario de Pernambuco
Busca
Carnaval macabro

Moacir Veloso
Advogado

Publicado em: 05/05/2022 03:00 Atualizado em: 04/05/2022 23:23

Apesar da pandemia do coronavírus apresentar números que indicam estar em declínio, não há nada a comemorar. Afinal, dados fornecidos pelo Painel de Controle do SUS, atualizado no dia 28.4.2022, demonstram que todo cuidado é pouco quando se trata da Covid-19. Segundo o Painel retrocitado, houve 663.225 mortos. Isso mesmo; mais de meio de milhão de pessoas perderam a vida até agora. O Rio de Janeiro há cinco dias registrava 2,13 milhões de casos, com 72.233 de óbitos.

Há evidências divulgadas pelas autoridades de que a pandemia, no Rio, está em queda progressiva na mortalidade e surgimento de novos casos. Alexandre Chieppe, secretário de Saúde do município, advertiu que a população não deve se descuidar e procurar completar o ciclo vacinal, com a segunda dose e a de reforço. Até aí tudo bem. Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe. Contudo, promover carnaval fora de época, com realização do desfile das escolas de sambas na Sapucaí, reunindo milhares de pessoas, ultrapassa todos os limites da imprudência. Um absurdo, originário de interesses deletérios financeiros de toda ordem: fluxo de turistas, patrocínios milionários, exposição midiática, etc.

No sábado, 30.4.2022, houve o desfile das seis escolas campeãs do carnaval – Acadêmicos do Salgueiro, Portela, Unidos de Villa de Isabel, Unidos do Viradouro, Beija-Flor de Nilopólis (vice-campeã) e Acadêmicos do Grande Rio. Fazer carnaval durante a pandemia, mesmo em declínio, representa barbárie moral contemporânea atual. O desprezo e o deboche às mais de 600 mil famílias que perderam seus entes queridos, mortos pela Covid-19. A saudosa Cidade Maravilhosa, com sua beleza arrebatadora reconhecida no mundo inteiro, transformou-se numa franquia de traficantes, criminosos e malfeitores de toda espécie que tomaram conta da antiga capital do Brasil, hoje transfigurada numa sucursal de várias facções criminosas, dentre elas o PCC e o Comando Vermelho.

Como se isso não bastasse, sobreveio uma tragédia materializada na morte da pré-adolescente Raquel Nunes da Silva. Testemunhas contaram que a menina subiu no carro alegórico da Escola Em Cima da Hora, que estava parado na Rua Frei Caneca, a 200 metros do portão da Marquês da Sapucaí. Quando o veículo começou a ser empurrado, a menina foi imprensada contra um poste.

Pois é. O lamentável episódio em espécie poderia muito bem fazer parte do roteiro de um filme de terror. A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro emitiu uma nota de pesar sobre o caso. O prefeito Eduardo Paes disse que a morte da pequena Raquel deixa um grande sentimento de tristeza. Vamos acompanhar de perto a investigação policial que apura as responsabilidades. Estamos, através de nossa Secretaria de Assistência, dando apoio aos familiares. Minha solidariedade nesse momento de dor, concluiu Paes.

Após o acidente, a Justiça determinou que as escolas de samba fizessem escoltas dos carros alegóricos até os barracões. A decisão do juiz Sandro Pittham Espíndola, da 1ª Vara da Infância da Juventude e do Idoso, acolheu o pedido do Ministério Público estadual. O MP afirmou, após o primeiro dia dos desfiles das escolas de samba, série ouro, que o desfile na Sapucaí violou normas de seguranças estabelecidas para o evento, especialmente no item específico sobre a segurança para crianças e adolescente na concentração e dispersão dos carros alegóricos.

Não é a primeira vez que ocorre acidentes com mortes na Sapucaí. Em 2017, um carro alegórico imprensou 20 pessoas, matando uma delas. Como se vê, não há nada que justifique se promover o tal do carnaval fora de época. Falta-lhe legitimidade cultural. Trata-se de um mero evento caça-níqueis, que não traz a empolgação natural dos Festejos de Momo. Enfim, a tragédia está posta, a desgraça está feita. A família de Raquel é que vai reverberar por muito tempo através do sofrimento pela perda e arremato: como sói acontecer, os responsáveis diretos e indiretos pelo homicídio culposo da garota não serão punidos. Sem dúvidas, outros carnavais macabros virão.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL