Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Opinião
Começos e recomeços

Janguiê Diniz
Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

Publicado em: 20/01/2022 03:00 Atualizado em: 20/01/2022 06:04

Todo começo de ano é a mesma coisa: planos, resoluções, metas. É tempo de pensar em como serão os próximos 12 meses. Para muitos, hora de dar continuidade; para outros, oportunidade de começar ou recomeçar. O importante, aqui, é saber que todo dia é propício para um novo projeto, novos rumos, novas conquistas. Não se pode, no entanto, deixar a inércia e a letargia tomarem conta.

Neste início de um novo ano, é sempre bom e importante pensar no que se pretende para o futuro. O que queremos a curto, médio e longo prazos? E como vamos alcançar tais objetivos? Mais que isso: qual é o nosso propósito de vida? Daí, é hora de começar ou retomar projetos. Sempre é tempo. O dia perfeito não será outro que não hoje. Afinal, se você for deixar sempre “para amanhã”, acabará nunca dando continuidade ao plano. Comece com o que tem, com o que sabe, do jeito que pode. Isso não quer dizer fazer “de qualquer jeito”, mas ter em mente que não dá para esperar ficar especialista em algo para começar. É preciso dar início ao seu projeto e ir se aperfeiçoando durante a jornada.

Alguns sonhos também acabam adormecidos, deixados de lado por algum motivo. Por que não usar o início de um novo ano como oportunidade para reavivá-los? Ora, se eles fazem parte do seu propósito de vida, e foram interrompidos por algum motivo, é preciso retomá-los e seguir na estrada outrora abandonada. Sim, é perfeitamente possível. Há que se recobrar as energias e a motivação para a concretização de tais sonhos. O direcionamento é sempre o mesmo: traçar metas, estabelecer estratégias e envidar esforços e muito trabalho para chegar ao objetivo final.

Seja para iniciar uma caminhada, seja para retomar uma trilha que ficou de lado, o começo do ano é um período bastante propício. Essa época sempre traz uma atmosfera de renovação e motivação extra, que ajudam a reunir as forças necessárias para o pontapé inicial. Ter o objetivo bem definido na mente é imprescindível para realmente começar com força total. O resto vem com trabalho, dedicação e obstinação.

Para OMS, varíola do macaco ainda pode ser contida
Manhã na Clube: Henrique Queiroz Filho (PP), Edno Melo (Republicanos) e André Morais (CORECON-PE)
Soldado russo condenado à prisão perpétua por matar civil na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com o Deputado Federal Carlos Veras (PT)
Grupo Diario de Pernambuco