Diario de Pernambuco
Busca
China em 2021: Povo na Supremacia

Yan Yuqing
Cônsul Geral da China no Recife

Publicado em: 04/01/2022 03:00 Atualizado em: 04/01/2022 07:21

No ano de 2021, o Partido Comunista da China (PCCh) celebrou o 100º aniversário da sua fundação e concretizou a 1.ª meta centenária. No novo ponto de partida histórico, a China está dando início a uma nova jornada de construção de um país socialista moderno em todos os aspectos.

A Ana Paloma Luo, estudante do Instituto Confúcio da Universidade de Pernambuco, disse: “Quando estudava na China, me senti a velocidade chinesa. As conquistas da China na luta contra a pandemia da Covid-19 impressionaram o mundo. Muitos amigos meus acham que a China é o país mais seguro no mundo.”

Neste ano, a economia chinesa manteve a posição de liderança mundial, a reforma e a abertura foram apronfundadas, a proteção dos meios de subsistência do povo foi forte e eficaz, e a construção da eco-civilização continuou a avançar, tudo o que resultou num bom começo para o 14º Plano Quinquenal. A taxa de crescimento econômico nos primeiros três trimestres foi de 9,8%, e a renda disponível per capita aumentou 9,7%, o que compôs uma folha de exame satisfatória.

Neste ano, a China implementou de forma integral a vacinação gratuita contra a Covid-19 para toda a população e a aplicação da dose de reforço, com mais de 2.7 bilhões de doses dadas, e com mais de 1,2 bilhão de pessoas completamente vacinadas, detendo ambos no primeiro lugar no mundo. Além disso, a China insistiu na política ‘Zero Dinâmico’, e evitou de forma restrita a entrade de pessoas infectadas vindas do exterior, construindo uma fortaleza para a saúde e segurança do povo chinês.

Neste ano, a província de Henan sofreu chuvas extremamente fortes, e o tufão In-fa passou por muitas províncias costeiras, ameaçando seriamente as vidas e bens do povo nas áreas infectadas. Sob a forte liderança do Comitê Central do Partido com o Secretário-Geral Xi Jinping como núcleo, os quadros dirigentes em todos os níveis e o pessoal de assistência na frente não temeram os perigos e construíram com as suas práticas a barragem vermelha.

Neste ano, em face do aumento global dos preços da energia, o governo chinês fez todos os esforços para garantir o fornecimento de energia, apoiando fortemente a produção industrial e a demanda popular. Perante as crescentes pressões inflacionárias mundiais, o governo se esforçou para garantir o equilíbrio básico da oferta e a demanda, e manter o nível geral de preços numa variação razoável, reultando-se na estabilidade da oferta e os preços de commodities importantes de subsistência. Diante das dificuldades de habitação do povo, com a insistência do posicionamento de moradias para viver, mas não para especulação, o governo promoveu ativa e firmemente a legislação e reforma do imposto sobre imóveis. Todas as medidas em benefício da população proporcionoaram uma garantia sólida para a vida quotidiana do povo chinês.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL