Diario de Pernambuco
Busca
Prioridade era o lema de Joezil Barros

Giovanni Mastroianni
Advogado, administrador e jornalista

Publicado em: 27/12/2021 03:00 Atualizado em: 26/12/2021 22:15

Meu último artigo, publicado no Diario de Pernambuco. destacava as relações públicas e os relações-públicas. Não imaginava que estaria antecipando uma homenagem àquele que seria um dos símbolos dessa profissão: Joezil dos Anjos Barros, que, aos 84 anos, deixa a vida terrena e, como bem representa seu nome, agora, na paz celestial, como todo mortal,  descansa na companhia aos anjos. Conheci Joezil Barros quando ainda era um simples “foca” em busca de notícias, muitas que eu mesmo lhe fornecia, principalmente de órgãos públicos; mas foi, mercê de sua garra e faro jornalístico, que logo se tornou conhecido pelo público leitor do  “mais antigo”. Não durou muito para logo se projetar como uma das figuras mais destacadas na divulgação dos grandes acontecimentos. Abnegado integrante da Associação de Imprensa de Pernambuco - AIP -, onde dava sua cota espontânea de colaboração, cotidianamente, logo candidatou-se à presidência.  Sabedor de minha dedicação ao jornalismo, em Caruaru, obteve meu apoio, tornando-me seu “cabo eleitoral”. E o resultado não poderia ser outro: elegeu-se para o mais alto cargo da AIP, onde prestou relevantes serviços, que lhe valeram degraus no seio do Diario de Pernambuco.

Concomitante com essa sua atuação jornalística, após submeter-se ao vestibular da Esurp, entidade universitária que dirigi por mais de  quinze anos, diplomou-se bacharel em Relações-Públicas. Tive a honra de obter prioridade no registro de seu diploma. E havia um motivo justificável para a pressa:  diplomar-se em nível superior traria grandes vantagens  no exercício de suas atividades e em suas aspirações profissionais, uma das quais a de ingressar no curso de ciências jurídicas e sociais portador de diploma de nível superior.

Foi então que minha ajuda tornou-se indispensável, pois obtive. em caráter de urgência,  o registro de seu “pergaminho”  junto ao setor competente da UFPE e forneci todos os programas e certificados das disciplinas já cursadas, dispensando-o, assim, legalmente, de cursar as matérias congêneres. Mas meus favores não foram infrutíferos, pois, há algum tempo, Joezil Barros dava-me a cobertura que eu necessitava como dirigente da Escola Superior de Relações Públicas. 

Graças ao seu prestígio no Diario de Pernambuco, mesmo antes de se tornar seu presidente, abriu as portas deste famoso matutino para a divulgação de todas as notícias  relacionadas com a Esurp, principalmente as que antecediam seus vestibulares, em especial as que divulgavam seus resultados. Foram nada menos de trinta inserções, sem qualquer tipo de compensação financeira. Apenas uma imposição e nisso ele jamais deixou de exigir: prioridade, acima de tudo, nas divulgações.  Permitia até que outro tipo de imprensa, que não jornal,  desse os resultados em primeira mão, como normalmente ocorriam com o rádio e a televisão, principalmente esta, pois eu integrava uma emissora vinculada à UFPE e justo seria que tão importante meio de comunicação chegasse antes do DP, mesmo porque era eu mesmo quem me encarregava de dar os resultados dos vestibulares em primeiro lugar.

Não posso, também, deixar de reconhecer que foi ele quem me abriu, espontaneamente, as portas para que desse minha modesta colaboração ao Diario de Pernambuco,  assumindo o compromisso de colaborar mensalmente com o artigo de minha autoria com plena liberdade de tema.

Apesar de origem humilde, Joezil galgou importantes cargos em sua carreira profissional, entre os  quais o de juiz classista do Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco. No exercício dessa atividade muito lhe valeu haver se diplomado advogado, pois suas decisões com juridicidade sempre foram dentro dos princípios da doutrina, da jurisprudência e, acima de tudo, do direito, sendo assim reconhecido até mesmo por altos representantes públicos e principalmente políticos, como foi citado, no plenário da Câmara dos Deputados, pelo parlamentar Nilson Alfredo Gibson Duarte Rodrigues, que o reconhecia, acima de tudo, bastante humanista.

Justo registrar como relevante foi sua atuação, após ser eleito membro do Condomínio Acionário das Emissoras e Diários Associados, ao assumir a presidência não só dos jornais O Norte, da Paraíba, do Diário de Natal, do Diário da Borborema,  de Campina Grande, na Paraíba, da TV Guararapes, como, também, das emissoras de rádio e de televisão dos estados acima citados. Foi, graças à atuação de Joezil Barros, que os Diários Associados evoluíram em todo o Nordeste deste país.

Ao partir para sempre, o grande amigo e colega Joezil deixa uma grande saudade em todos os seus amigos, que eram muitos, principalmente em mim, que sempre o acompanhou, desde a década de 70 até os dias atuais, quando veio a falecer.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL