Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Opinião
O caminho para uma engenharia sustentável

Mario Paulo Barros Melo
Coordenador dos cursos de engenharia da Faculdade Nova Roma

Publicado em: 23/09/2021 03:00 Atualizado em: 22/09/2021 22:30

Sem dúvida, o uso das energias renováveis é essencial para o futuro da humanidade e esse é um assunto muito pertinente para os profissionais de engenharia e principalmente os estudantes que estão trilhando este caminho. Esse tipo de energia é claramente a solução para muitos problemas globais, como aquecimento global e alto custo de operação.  E, por essa razão, espera-se que o Brasil invista cada vez mais nesse setor.

O mercado de energia eólica e solar, principalmente, devem registrar cada vez mais um ganho no mercado e isso representará mais oportunidades de trabalho para os futuros engenheiros e investidores. A preservação dos recursos naturais tornou-se uma prioridade em todo o mundo. Em meio aos inúmeros episódios de desequilíbrio ambiental, a incorporação da sustentabilidade na construção civil já é uma tendência irreversível. Portanto, temos o desenvolvimento sustentável em crescimento, com o aumento da conscientização por parte de lideranças políticas, setor industrial e da sociedade como um todo.

É importante ressaltar que esta é uma proposta que também afeta as demandas econômicas e sociais, na medida em que busca ampliar a qualidade de vida das comunidades, sem, no entanto, desencorajar o desenvolvimento, aliando essas duas pontas da sociedade. Nesse contexto, é importante valorizar a melhoria na qualidade de vida de toda uma sociedade. Isso deve ocorrer com a diminuição da destruição do ecossistema somado a uma maior acessibilidade de energias renováveis, pelo menor custo. Essa situação resultará num grande investimento nesse setor industrial.

Dentro deste novo modelo de trabalho, é importante desenvolver soluções que viabilizem o aproveitamento racional da energia, bem como a substituição de materiais que apresentem alto impacto ambiental. Com isso, não só os alunos mas os profissionais da área de engenharia estarão atuando numa área com grandes investimentos, de forma a resultar num número significativo de empregos e negócios. Com isso, as futuras gerações agradecem.

Baixas na equipe de Guedes
Trump anuncia planos para lançar nova rede social
Manhã na Clube: entrevistas com Teresa Leitão (PT), Fernandes Arteiro e José Teles
CPI da Pandemia recomenda indiciamento de Bolsonaro
Grupo Diario de Pernambuco