Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Opinião
Beijing, a primeira cidade sediando as duas versões dos Jogos Olímpicos (2)

Yan Yuqing
Cônsul-Geral da China no Recife

Publicado em: 29/07/2021 03:00 Atualizado em: 29/07/2021 15:29

Será encontrado um mundo ilustrado pelo espírito olímpico. O mascote dos jogos olímpicos é o Bing Dwen Dwen, um panda com seu corpo inteiro envolvido por uma camada de gelo, que lembra um traje de astronauta, configurando os atletas que atravessam desafios e se ultrapassam a si próprios. Além de revelar o lema olímpico “mais rápido, mais alto, mais forte- juntos”, ele mostra que a China abraça um espírito inovador para um futuro com infinitas possibilidades. Representando uma lanterna vermelha chinesa, o mascote dos jogos paraolímpicos se chama Shuey Rhon Rhon, cuja luz de esperança incentivará o sonho dos atletas que emociona o mundo. Decorado com figuras de pombos e com o símbolo do Templo Celestial, o mascote destaca as caraterísticas tradicionais e a vontade da nação chinesa sobre a grande harmonia dos seres humanos. Ele mostra que a China continuará trabalhando com todos os povos amantes da paz para promover os valores comuns de toda a humanidade de paz, desenvolvimento, equidade, justiça, democracia e liberdade.

Mesmo que a pandemia tenha causado grandes impactos em todo o mundo, a China está se empenhando para garantir que os jogos sejam realizados dentro do cronograma. A pandemia está sendo bem controlada na China, onde as atividades dos setores da sociedade já retomaram completamente as suas funções e as preparações do evento estão em andamento. A China vai manter comunicações intensas com o Comitê Olímpico Internacional e com a Organização Mundial da Saúde e adotar medidas rigorosas de prevenção, para assegurar que os Jogos de Inverno de Beijing sejam simples, seguros e maravilhosos. No entanto, a China se opõe firmemente à politização do esporte e insiste no espírito olímpico de compreensão, amizade, solidariedade e justiça, a fim de impulsionar o intercâmbio amigável, atingir o consenso e seguir rumo ao futuro junto com todo o mundo.

Serão encontradas competições maravilhosas nos jogos. Os jogadores chineses tem acumulado 62 medalhas, sendo 13 delas de ouro e alcançaram continuamente avanços em várias provas. A delegação brasileira também realizou bons resultados e impressionou a audiência por sua determinação e luta. Esperamos que nos jogos de Beijing, jogadores de nossos dois países possam alcançar melhores resultados, o que dará mais visibilidade aos intercâmbios esportivos sob a parceria estratégica abrangente China-Brasil.

Coincidentemente, o evento ocorrerá durante o Festival da Primavera no calendário tradicional chinês, que decorará com a cor vermelha um momento em que o país estará coberta pelo branco da neve, trazendo consigo desejos de felicitações. O povo chinês tem a honra de convidar os amigos brasileiros a participar deste evento em Beijing, onde os sonhos podem se tornar em realidade.

Medicamento contra Covid-19 é recomendado pela OMS
Manhã na Clube: José Queiroz (PDT), Kleiton Boschi, Clarissa de França e Cristina Pires
Skate feminino decola no Brasil após Olimpíadas
Manhã na Clube: Entrevistas com Sérgio Aroucha, Cloves Benevides e Carla Bensoussan
Grupo Diario de Pernambuco