Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Opinião
Experiências e desenvolvimento da China beneficiam o mundo (2)

Yan Yuqing
Cônsul-Geral da China no Recife

Publicado em: 22/06/2021 03:00 Atualizado em: 22/06/2021 05:37

3º Artigo da Série Comemorativa do Centenário do PCCh

3. Equipamentos e experiências chinesas apoiam o combate contra pandemia

No início de 2020, a pandemia de Covid-19 começou a espalhar-se pelo mundo. Diante da pandemia, o governo chinês aplicou de forma decisiva o bloqueio das cidades e, ao mesmo tempo, exigiu que todas as pessoas usassem máscaras em locais públicos, além de utilizar a tecnologia de rastreamento em tempo real dos pacientes. Olhando para trás, a experiência básica da China para combater o vírus é colocar os cidadãos e a vida em primeiro lugar, tomar medidas científicas, respeitar os julgamentos dos profissionais de saúde e implementar as medidas de forma mais rigorosa.

Enquanto a China continua combatendo a pandemia em seu próprio país, ela está ajudando ativamente o mundo e promovendo a construção de uma comunidade comum de saúde humana. A China implementou o uso de suas vacinas como um produto público global, está promovendo ativamente a cooperação internacional na prevenção de pandemias, apoia a Organização Mundial da Saúde em seu papel de liderança, compartilha suas experiências com outros países e continua prestando assistência a países e regiões com fraca capacidade para lidar com a pandemia, se tornando no maior fornecedor mundial de equipamentos de prevenção individual e o maior fornecedor de vacinas aos países em desenvolvimento.

A pandemia lembra ao mundo que a humanidade é uma comunidade de destino compartilhado e que ninguém consegue vencer uma crise global isoladamente. A solidariedade e a cooperação internacional é o caminho certo a seguir. As palavras, comportamentos egoístas ou infundados não só prejudicarão o seu próprio país, mas também o mundo.

4. Novo Plano da China é uma nova oportunidade para o mundo

Em 2020, a China afirmou acelerar o estabelecimento de um novo padrão de desenvolvimento caraterizado de dupla circulação, que tem o mercado interno como esteio e permite o impulsionamento mútuo aos mercados interno e externo.

A China implementará um nível mais alto de abertura para o mundo e continuará expandindo a escala de comércio de importação e exportação, investimento estrangeiro e externo, construirá um sistema de mercado de alto padrão, formará um novo sistema de economia aberta de alto nível e criará prosperidade com outros países.

A China também implementará inabalavelmente o novo conceito de desenvolvimento de inovação, coordenação, indústria verde, abertura e compartilhamento. O novo padrão de desenvolvimento da China certamente trará maiores oportunidades de desenvolvimento para todos os países, incluindo o Brasil.

5. A Diplomacia com Características Chinesas promove a construção da Comunidade de Destino Comum da Humanidade

A China se apresenta ativamente ao mundo e se esforça para promover a construção de uma Comunidade de Destino Comum da Humanidade, insistindo no diálogo, consulta, compartilhamento, cooperação ganha-ganha, intercâmbios, tecnologias verdes e de baixo carbono, para construir um mundo de paz duradoura, segurança universal, prosperidade comum, abertura, limpeza e beleza. A pandemia de Covid-19 fez o mundo perceber que a idéia de Comunidade de Destino Comum da Humanidade não é um sonho impossível, mas um fato.

A China seguirá firmemente o caminho de desenvolvimento pacífico, promoverá a construção de relações internacionais caracterizadas pelo respeito mútuo, justiça, igualdade e cooperação ganha-ganha, participará da reforma e construção do sistema de governança global, construirá o Cinturão e Rota e contribuirá com a sabedoria e força chinesas para a construção da Comunidade de Destino Comum da Humanidade.

A China ficará bem quando o mundo ficar bem, e vice-versa.

Apesar dos protestos, começa a Olimpíada de Tóquio
Manhã na Clube: entrevista com o Presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP)
Em busca por vestígios de vida em Marte
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Mariz (Associação Brasileira de Energia Nuclear)
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco