Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Opinião
Experiências e desenvolvimento da China beneficiam o mundo (1)

Yan Yuqing
Cônsul-Geral da China no Recife

Publicado em: 17/06/2021 05:55 Atualizado em:

3º Artigo da Série Comemorativa do Centenário do PCCh

Desde a fundação da República Popular da China, o Partido Comunista da China tem criado, junto com o povo, milagres de desenvolvimento. A China se torna em uma força chave na manutenção da paz, estabilidade e prosperidade mundial. Ao longo de mais de 70 anos, a China forneceu experiências valiosas para a governança global e o seu desenvolvimento também beneficiou todo o mundo.

1. A Reforma e Abertura da China impulsiona a Economia Mundial

A China aplicou a política Reforma e Abertura há mais de 40 anos e a sua economia cresceu anualmente por cerca de 9,5%. A proporção do PIB na economia mundial aumentou de 1,8% para mais de 16%, e sua contribuição para o crescimento econômico mundial atingiu 30% por vários anos, se tornando no motor mais importante para o desenvolvimento econômico global.

A China tem um grande mercado de quase 1,4 bilhão de pessoas, o maior grupo de renda média do mundo, e centenas de milhões de turistas para o exterior por ano, o que traz enormes benefícios para todos os países. Como disse o presidente chinês Xi Jinping: “Já é uma grande contribuição para o mundo quando a China trata bem os seus próprios assuntos.”

A Reforma e Abertura é a política fundamental da China e também a chave para o rápido desenvolvimento econômico do país. A China sempre defende o multilateralismo, se opôs ao bullying, protecionismo e unilateralismo. Insiste que os assuntos globais sejam tratados de forma consultiva por todos os povos.

2. A luta contra a pobreza na China ajuda na redução da pobreza global

A pobreza é um desafio comum que todo o mundo enfrenta. No final de 2020, a China concluiu o objetivo de redução da pobreza conforme programado e atingiu a meta de redução da pobreza da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável por 10 anos antes do previsto e contribuiu com mais de 70% da redução da pobreza global, o que não só foi um marco na história da nação chinesa, como também um milagre na história do desenvolvimento humano.

O sucesso da redução da pobreza na China se deve à liderança do Partido Comunista da China e às políticas pragmáticas. Desde 2012, a China organizou uma luta sem precedentes contra a pobreza na história, beneficiando a maior população, e completou com sucesso a tarefa de erradicar a pobreza absoluta. O caminho bem-sucedido da China para a redução da pobreza não apenas demonstra plenamente que o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento são direitos humanos básicos, como também contribui na redução da pobreza no mundo.

Apesar dos protestos, começa a Olimpíada de Tóquio
Manhã na Clube: entrevista com o Presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP)
Em busca por vestígios de vida em Marte
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Mariz (Associação Brasileira de Energia Nuclear)
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco