Diario de Pernambuco
Busca
Personalidades mundiais que visitaram Pernambuco (final)

João Alberto Martins Sobral
Jornalista

Publicado em: 07/05/2021 03:00 Atualizado em: 06/05/2021 23:03

Hugo Chaves: O presidente da Venezuela chegou ao Recife no dia 24 de abril de 2003, a bordo de uma avião da Força Aérea Venezuelana. Foi recebido no Palácio do Campo das Princesas, pelo presidente Lula, João Paulo, prefeito do Recife, e Luciana Santos, prefeita de Olinda.  Em seguida, visitou as obras da Refinaria Abreu e Lima, em Suape.  Foi ao município de Abreu e Lima, onde prometeu ajudar e cumpriu: levando um grupo de professores e alunos para visitar a Venezuela. Em pleno meio-dia, foi visitar o túmulo de Abreu e Lima, que combateu junto ao Libertador Simón Bolívar, líder da independência da Venezuela, no Cemitério dos Ingleses, onde discursou por mais de uma hora, com muita gente de paletó suando aos píncaros. Na Sudene, falou por mais de duas horas. Ao encerrar o último evento de sua agenda no Recife, no Forte das Cinco Pontas, Chávez deu autógrafos, tirou fotos com crianças e ouviu manifestações de diversas pessoas de apoio à Revolução Bolivariana. Ficou hospedado, com sua comitiva, no Hotel Boa Viagem. Por duas vezes, foi jantar no restaurante Ponteio, pertinho. Um garçom que o serviu me revelou que, com medo de ser envenenado, um auxiliar, provava a carne, antes dele se servir.

Roberto Rossellini: O cineasta italiano veio a Pernambuco em 1958, com o desejo de realizar um filme. Já extremamente famoso como principal nome do neorrealismo italiano, chegou ao estado com intenção de realizar uma adaptação cinematográfica do livro Geopolítica da Fome, de Josué de Castro. Conseguiu a permissão – e a empolgação – do autor do livro, visitou possíveis locações, mas o filme nunca saiu do papel. Participou de grandes farras na zona de baixo meretrício da cidade e visitou Gilberto Freyre em companhia de Carlos Pena Filho, quando tomou o famoso licor de pitanga e prometeu filmar Casa Grande & Senzala, projeto que nunca saiu do papel.

Deepak Chopra: O famoso endocrinologista indiano,com obras traduzidas em mais de 30 idiomas, virou guru para muita gente, com livros como As Sete Leis Espirituais do Sucesso, Cura Quântica e O Efeito Sombra, foi a grande atração da Fliporto de 2011. Foi realizada em Olinda e atraiu um grande número de pessoas, para sua palestra Cura, Transformação e Consciência. Best-seller. Antes de falar, teve uma demorada conversa com Renata e Eduardo Campos, falando sobre sua clínica The Chopra Center For Well Being, em La Jolla, na Califórnia

Rainha Beatriz: Em 2003, o Instituto Ricardo Brennand inaugurou a exposição permanente Frans Post e o Brasil Holandês, com a maior coleção do mundo de telas do pintor holandês. Evento foi prestigiado pela rainha Beatriz dos Países Baixos, pelo príncipe Guilherme Alexandre Claus Jorge Fernando, que em 2013 se tornou rei, e pela princesa Máxima Zorreguieta. Foi recebida com todas as honras por Gracita e Ricardo Brennand e por outras autoridades, como o governador Jarbas Vasconcelos.

José Mourinho: O famoso técnico português já veio três vezes a Pernambuco, para passar temporadas com a família no Nannai. O resort de Muro Alto foi indicado pelo seu colega Luiz Felipe Scolari, quando era técnico da seleção portuguesa.

François Miterrand: O presidente da França esteve no Recife no dia 15 de outubro de 1985, numa parada técnica da sua viagem a Brasília. Sua comitiva veio em dois Concordes da Air France, na primeira e única vez que o supersônico esteve no Aeroporto dos Guararapes, provocando a ida de muita gente ao aeroporto para vê-los. Estava em companhia da primeira-dama Danielle e foi homenageado pelo governador Roberto Magalhães com almoço no Campo das Princesas. Ficou poucas horas no Recife.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL