Diario de Pernambuco
Busca
Organismo vivo

Og Marques Fernandes
Ministro do STJ e ex-repórter do Diario de Pernambuco

Publicado em: 04/05/2021 03:00 Atualizado em: 04/05/2021 06:11

(Advertência: essa crônica contém contraindicações. Não leia sem antes consultar o seu médico.)

 - Tome um cloridrato de clopidrogel depois do almoço, que impede novas placas de gordura no coração. Você já possui cinco stents implantados nas coronárias. É aconselhável ingerir também um comprimido de AAS, preferentemente o da embalagem amarela.

- Certo, doutor. Se é Bayer é bom.

- Antes do café da manhã, um esomeprazol magnésico lhe fará bem. Evita o refluxo que pode se converter numa grave erosão da laringe e provocar um tumor cancerígeno. Inale três gotas de budesonida em cada narina para combater a rinite alérgica.

- Obrigado, doutor.

- Vou lhe prescrever o cloridrato de duloxetina, que é ótimo para essa osteoartrite de joelho. Além disso, combate a ansiedade, enquanto você não vai a um especialista. Tome pela manhã porque esse remédio pode ocasionar insônia.

- Que bom doutor. Um remédio para duas doenças.

- Para a secura do clima e o calor, recomendo um protetor solar e nebulização com a solução líquida que escrevi na receita. Três vezes ao dia.

- Muito bom, doutor.

- Se estiver tossindo muito, tome esse xarope de tripla ação. Evita o espasmo, é expectorante e antialérgico. Não se esqueça de usar o umidificador no quarto.

- Não esquecerei, doutor.

- Finalmente, você está com hipotensão ortostática, razão das tonturas. Mande comprar esse remédio nos Estados Unidos. O similar brasileiro engorda, pode criar problemas para o coração e mais peso para o joelho. Aí teremos que recomeçar as prescrições terapêuticas.

- Vou encomendar sim, doutor. Mais alguma coisa?

- Sim. A atorvastatina cálcica serve para controlar o colesterol e o cloridrato de metformina vai combater a glicose elevada.

- Realmente estava faltando, doutor.

- Persistindo a falta de sono, indico um fármaco hipnótico de última geração nessa receita separada.

Agradeceu e saiu da consulta com a certeza de que um dia morrerá por excesso de saúde.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL