Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Opinião
Eventos que marcaram época no Recife

João Alberto Martins Sobral
Jornalista

Publicado em: 21/05/2021 03:00 Atualizado em: 20/05/2021 23:33

Recifolia: Para movimentar a semana pré-carnavalesca do Recife, Cadoca Pereira, secretário de Turismo, com o apoio do prefeito Jarbas Vasconcelos  - dois foliões assumidos -  criou o Recifolia, carnaval fora de época, que se tornou o maior do país.  Aconteceu por 10 anos, na Avenida Boa Viagem, saindo do Castelinho e indo até o Pina. Tinha os trios elétricos dos blocos, acompanhados por multidões usando abadás e o povão atrás, na chamada pipoca. A primeira edição, em 1993, contou com a  presença do Bloco Beijoca com a Banda Beijo, liderada por Netinho, e o Bloco Maluco Beleza, com Chiclete com Banana e Ricardo Chaves. Ainda contava com um palco montado na praia com Cheiro de Amor, Chiclete com Banana e Forró Maior. Ao longo dos anos participaram Banda Eva, inicialmente liderada por Ivete Sangalo, Araketu, Daniela Mercury, Netinho, Carlinhos Brown,  entre outros grandes sucessos da música baiana, mas também contava com a música pernambucana na presença de Alceu Valença, Almir Rouche, Marrom Brasileiro entre outros artistas locais. Os blocos começaram a surgir, o mais famoso deles foi o Balança Rolha, que reunia muitos colunáveis. E também o Nana Banana (de casais), Maluco Beleza, Locomotiva (conhecido como o bloco dos lisos”), a Barca, Leque Muleque. Eram armados camarotes, vendidos por valores altos, que ajudavam a pagar as despesas. A maioria ficava no 2º Jardim e num deles aconteceu um fato que ganhou mídia nacional. Marcelo Nascimento Rocha chegou ao camarote, apresentando-se como Henrique Constantino, filho do presidente da Gol. Bebeu do bom e do melhor, paquerou muito, deu entrevista a Amaury Júnior. Ele cobria o evento e ainda conseguiu que um empresário pernambucano mandasse seu jatinho levá-lo para o Rio. Depois, escreveu o livro Vips- Histórias Reais de um Mentiroso, que virou filme, com Wagner Moura fazendo seu papel. Foi preso várias vezes e depois de ser solto, em 2014, passou a fazer palestras. O Recifolia atraia muitos turistas de todo o país, o que a rede hoteleira comemorava muito, pois era um período de baixa ocupação.

Primeira McDonald’s: A mais famosa lanchonete do mundo era conhecida apenas por pessoas que viajavam ao exterior e depois para São Paulo, onde abriram as primeiras lojas, e pelos vários filmes em que aparecia. Em 1992, quando dei na coluna do Diario de Pernambuco a notícia de que o empresário Mário Jorge Carvalheira havia fechado o contrato para abrir a primeira  McDonald’s do Recife, causou agitação. Não só no Recife como no interior e em cidades da Paraíba e Alagoas. No dia 15 de outubro de 1992, com a presença de Gilberto Marques Paulo, prefeito do Recife, foi inaugurada a loja, que era a centésima do Brasil, no estacionamento do Shopping Recife, mesmo espaço onde funcionou por 27 anos, até se mudar para o espaço atual. Estive lá e fiquei na mesa com o prefeito e a esposa Célia, que provaram o famoso sanduíche. A repercussão era tanta que pessoas de fora do estado chegavam em caravanas só para “lanchar na Mc”, especialmente nos fins de semana. Um Big Mac, naquela época, custava o que hoje equivale a R$ 6.

Esquadrilha da Fumaça: O grupo de acrobacias aéreas da Força Aérea Brasileira se apresentou pelo menos cinco vezes no Recife, sempre fazendo voos rasantes na Avenida Boa Viagem, atraindo multidões, aplaudindo o belíssimo espetáculo. Em 2007, o grupo fez apresentações em Gravatá e Caruaru, igualmente com enorme público.

Estacionamentos especiais: Para valorizar o centro da cidade, onde era muito difícil conseguir vaga para estacionar o carro, a prefeitura do Recife criou dois grandes estacionamentos. Um na Joana Bezerra, outro na Rua da Aurora, perto da Ponte de Limoeiro. Os dois tinham ônibus circulares que levavam até vários pontos do centro, com a tarifa incluída. Fez sucesso nos dois anos, mas o movimento foi caindo até tornar os espaços comercialmente inviáveis.

Manhã na Clube: entrevistas com Marília Arraes, Marcella Salazar e Aurimar Borges Jr
Presidente da Argentina faz ataques xenofóbicos ao Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com Tadeu Alencar e Túlio Rangel
Inflação tem maior alta para maio em 25 anos
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco