Diario de Pernambuco
Busca
Dia Nacional do Turismo: resiliência e oportunidades

Gilson Machado Neto
Ministro do Turismo

Publicado em: 08/05/2021 03:00 Atualizado em:

A celebração do Dia Nacional do Turismo neste 8 de maio simboliza um momento crucial para o setor no Brasil. Se de um lado a pandemia impõe desafios, de outro ela joga luz sobre a capacidade do mercado de reagir e o mais importante: a chance de despontar em um cenário extremamente promissor.
 Panorama este que coloca o Brasil em posição privilegiada, quando a busca por atrativos de natureza surge como forte tendência. E o país, o único com seis biomas majoritariamente preservados e uma extensa variedade de atrativos, desfila atributos que o situam na vanguarda dos destinos mundiais. E sob o comando do presidente Bolsonaro, lançamos um audacioso programa de concessão de parques nacionais que irá trazer um ganho significativo na infraestrutura desses espaços e aumento importante no número de visitantes.
Dispomos, ainda, de um enorme potencial no turismo de eventos com um dos maiores shows de música eletrônica do mundo, Green Valley, um festival da grandiosidade do Villa Mix, rodeios e um enorme potencial no campo da gastronomia em razão dos sabores únicos encontrados no Brasil. 
O rol de iniciativas do governo envolve ações como a histórica disponibilização de R$ 5 bilhões em crédito a empreendedores, com taxas e prazos especiais. De forma inovadora, o Brasil também foi um dos 10 primeiros países a criar protocolos sanitários a empreendimentos turísticos, oferecendo um selo que indica ao cliente o cumprimento de medidas de prevenção à Covid.
 Trabalhamos, ainda, no reforço de parcerias junto à iniciativa privada, para atrair investimentos. Caso do Programa Revive Brasil, um acordo com Portugal, que proporciona o resgate de espaços históricos degradados e a conversão em valiosos ativos, com hotéis e restaurantes, entre outros serviços.
 O Revive, aliás, envolve locais de Pernambuco, como a Fortaleza de Santa Cruz de Itamaracá, na Ilha de Itamaracá, o Forte Nossa Senhora dos Remédios e as Ruínas Aldeia dos Sentenciados, em Fernando de Noronha. Outra ação em curso é o fomento à criação de Destinos Turísticos Inteligentes no país, cujo projeto-piloto, com 10 capitais, incluiu Recife.
 Todas as ações resultam do empenho do governo federal em situar o país entre os líderes do turismo. E a força de superação do setor, aliada ao apoio federal e à vacinação contra a Covid promovida pelo governo, será fator decisivo para contornar decisões equivocadas de gestores estaduais na pandemia e mostrar ao planeta que ser brasileiro é viver onde o mundo sonha em tiras férias.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL