Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Opinião
Câmara Municipal, a casa legislativa em defesa das pessoas

Romerinho Jatobá
Presidente da Câmara Municipal do Recife

Publicado em: 04/05/2021 03:00 Atualizado em: 04/05/2021 06:11

A política é o principal instrumento de transformação nas democracias. É a partir da política que as pessoas podem mudar a realidade e construir uma sociedade melhor. É um caminho longo, que exige debates e paciência, mas necessário para qualquer avanço. Na política o ator que está mais perto da população, é o vereador. Especialmente a parcela mais carente da população tem no vereador sua principal conexão com o poder público.

É aos vereadores que as pessoas fazem suas demandas por ações que ajudam a levar mais dignidade às comunidades. Quem faz parte da classe média não imagina a importância de um calçamento na rua, um corrimão na escadaria ou a limpeza de uma canaleta. São serviços realizados pelo Executivo, a partir das prefeituras, mas os pedidos para estas obras partem dos vereadores. No Recife, por exemplo, a maior parte dos requerimentos apresentados pelos vereadores tem como objetivo entregas de ações públicas nas periferias. Nos primeiros quatro meses deste ano os parlamentares recifenses apresentaram mais de 3 mil requerimentos, quase 20% a mais que no ano passado. Os requerimentos são o instrumento que os representantes do Legislativo têm para levar às prefeituras as necessidades da população. Numa cidade em que a desigualdade social ainda é o maior desafio, é de grande importância poder tocar a vida da população com projetos que tornam a cidade mais justa e humana.

Num momento em que a luta contra a pandemia e todos os seus efeitos é tão intensa, o papel dos vereadores é ainda maior. No Recife, por exemplo, a Câmara analisou e votou em tempo recorde a lei que criou o Auxílio Municipal Emergencial, que beneficia mais de 30 mil famílias em situação de vulnerabilidade.

Uma casa legislativa forte, republicana e plural, a Casa de José Mariano é uma conquista para o povo recifense e a garantia que cada pessoa será ouvida e representada.

Equipamento desenvolvido pela UFPE elimina o coronavírus de ambientes de forma automatizada
ONU marca reunião para discutir a crise no Oriente Médio
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 14/05
Cuba inicia vacinação contra a Covid-19 com imunizante próprio
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco