Diario de Pernambuco
Busca
Vacina e a defesa da vida

Professor Lupércio
Prefeito de Olinda

Publicado em: 29/04/2021 03:00 Atualizado em: 29/04/2021 00:09

É consenso que a vacinação é o instrumento principal e fundamental para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Sem ela, a superação da Covid-19 será extremamente difícil. E quem sabe, impossível. Relegar a importância da vacina é condenar milhares de pessoas à morte. É impossibilitar a recuperação econômica. É evitar que as pessoas voltem a interagir socialmente.

Desde a chegada das primeiras vacinas, a Prefeitura de Olinda não mediu esforços para executar a vacinação. Até a presente data, 13 pontos foram abertos proporcionando uma vacinação ágil e descentralizada. Profissionais da saúde foram contratados. A transparência tem sido uma prática diária. A nossa parte foi feita e continuará a ser. Não iremos medir esforços para que o processo de vacinação continue a ocorrer de forma organizada e eficiente.

A celeridade da vacinação é desafio em diversos países. Inclusive no Brasil. Entretanto, não é porque determinadas nações não estão vacinando eficazmente, que nós, brasileiros, devemos nos acomodar. Como brasileiro e gestor, copio exemplos bons. Não me interessa exemplos ruins. Portanto, é necessário que a celeridade da vacinação chegue ao Brasil.

A população não entenderá - e tem razão em não entender - que faltam vacinas e que, em outros países, o ritmo da vacinação também está lento. As pessoas querem salvar as suas vidas. Desejam retomar ao cotidiano normal. Precisam sair para manter ou procurar empregos. A sociedade brasileira quer sobreviver. Quer derrotar a Covid-19. E só os governantes, agindo conjuntamente, têm condições de vencer a trágica pandemia.  

Apesar do isolamento social ser necessário contra a propagação da Covid-19, ele é paliativo. Com o isolamento, a taxa de contaminação diminui. Mas pode voltar a crescer com o fim das medidas restritivas para a circulação das pessoas. Contudo, se temos vacinas mais o isolamento social, a Covid-19 perde força para contaminar as pessoas.

A esperança é sentimento que guia o brasileiro. São tantos olindenses que encontro diariamente e que mostram otimismo e esperança em um futuro melhor para o nosso país. Eles sabem que o momento é difícil, desafiador. Mas que a vacina dará conta dos desafios. Salvará vidas e empregos. Não vamos decepcioná-los.

O passar do tempo não deve nos tornar frios diante da perda de milhares de vidas. Devemos cobrar celeridade na vacinação. Se, porventura, a ciência nos mostrar que será necessário tomar vacina todos os anos para derrotar a Covid-19, isso será feito. O importante e fundamental é que o Estado garanta a vida de cada brasileiro. Porque cada vida tem um valor inestimável. 

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL