Diario de Pernambuco
Busca
Uma escola para o futuro

Ricardo Essinger
Economista e presidente do Sistema Fiepe

Publicado em: 22/04/2021 05:45 Atualizado em:

Agora, em abril, o Sistema Fiepe e o Senai atingiram uma meta auspiciosa nesta época sombria. A inauguração das novas instalações do Instituto Senai de Inovação para Tecnologias e Comunicação -, o ISI-TICS, uma porta para o futuro, com cursos avançados, modernos laboratórios, técnicos e tecnologias de última geração.

Um momento vitorioso no tempo presente, de enorme significado para a atividade industrial, em meio a essa pandemia que está entre as maiores tragédias que a humanidade já enfrentou.

Apesar das incertezas que nos atingem, com graves prejuízos econômicos e da maneira mais dolorosa, para quem perdeu um ente querido, continuamos trabalhando, acreditando na capacidade de recuperação de nossas atividades, na superação dos problemas.

O Complexo educacional construído para desenvolver projetos e formar mão de obra avançada, conta com as mais modernas ferramentas. Ocupando área 22,5 mil metros quadrados, ao lado da Fiepe, em Santo Amaro, o Instituto recebeu investimentos de mais de R$ 55 milhões, com apoio do BNDES e a determinação das entidades industriais.

É, pois, com ânimo renovado, e diria até com particular orgulho, que entregamos ao público o Instituto Senai de Inovação. Ele representa um novo tempo, tempo de reconstruir, de afirmação, de crença na juventude, tempo de buscar a inovação tecnológica como a saída mais apropriada para vencer esta crise de múltiplas consequências.

O Instituto será essencial para gerar tecnologia de ponta e acelerar o desenvolvimento do setor produtivo local, criando e permitindo que as atividades industriais atinjam novo patamar de competitividade em uma economia digital.

Aqui teremos as principais ferramentas habilitadoras da indústria do futuro. Tecnologias com inteligência artificial, análise de dados, internet das coisas e comunicação em nuvem, são alguns das inovações que estão revolucionando as formas de produção e possibilitando o desenvolvimento da indústria 4.0.

Através desses novos ensinamentos, será possível promover a digitalização das atividades industriais, otimizar os acessos e aumentar a produtividade.

Crescer, criar condições para promover uma vida melhor, vencer os desafios da pobreza, promover a inovação industrial e com isto tornar o Brasil mais preparado, mais produtivo, competitivo em escala mundial.

Este tem sido o papel do Senai, e esta é a proposta do Instituto de Tecnologia e Comunicação. Investimos e investiremos muito nesse processo, fazendo o que consideramos o melhor para nossa indústria, nosso estado nossa Nação: trabalhar firmemente acreditando no conhecimento. É a melhor resposta para os novos desafios que virão, com uma sociedade mais proativa, mais saudável, antecipando-se às catástrofes que vez por outra atingem a humanidade.

Entendemos que, mesmo em épocas de incertezas, a omissão é o maior de todos os pecados. Por isso, continuaremos proporcionando conhecimento, investindo no futuro.

Vitorioso ou trágico, o amanhã será de todos nós.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL