Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Opinião
Máscara partidária

Hely Ferreira
Cientista político

Publicado em: 08/04/2021 03:00 Atualizado em: 08/04/2021 05:45

“O subterfúgio pode ser uma maneira de dizer sim ou não” (Anônimo).

O sacerdote persa Mani viveu no século III d. C.  Ele se definia como o responsável por levar o aperfeiçoamento da doutrina cristã. Dando origem ao que se chama de Maniqueísmo. Sendo composta de elementos do gnosticismo, do cristianismo e ideias orientais. Promovendo um dualismo forjado nas ideias de Zoroastro. Crendo que o mundo vive em uma luta interminável entre o bem e o mal. A antropologia maniqueísta entende que o ser humano é representado por intermédio de duas almas: uma corpórea, sendo ela a que representa o mal, e a chamada de luminosa, que é a do bem. As ideias maniqueístas ganharam adeptos no Oriente e Ocidente.

Embora o maniqueísmo tenha sido combatido de maneira tenaz pela igreja, onde Agostinho se destacou como seu principal opositor, o mesmo permanece vivo. Quando não explícito, o encontramos em atitudes sorrateiras conscientes, ou não, de quem o pratica.

Infelizmente, o Brasil vive um maniqueísmo constante e, nos últimos dez anos, tem sido praticado com muita pujança. Assistimos a um país dividido, onde aqueles que não corroboram dos mesmos ideais são vistos como algo que deve ser execrado. Acreditando que liberdade de expressão é sinônimo de agressão. As pessoas não podem divergir principalmente, na política, no direito, no credo religioso e no futebol. Todos são obrigados viverem em uma sociedade em que Marcuse chamou de unidimensional.

Talvez o modelo encarado pelo frankfurtiano tenha condições de explicar o que faz muitos não utilizarem a máscara para evitar o contágio do novo vírus. Afirmando que os que a utilizam fazem parte do grupo de opositores ao governo e os que não a usam são seus asseclas. Lamentavelmente, mas até as questões de medidas de saúde, tornaram-se motivos de partidarismo, promovida muitas vezes por ausência de informação, ou birra.

Metade da população adulta nos EUA já tomou ao menos uma dose de vacina contra Covid
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 19/04
A Justiça está realmente cuidando das crianças no centro de disputas familiares?
Resumo da semana: STF mantém anulações de sentenças contra Lula, mais jovens em UTIs e CPI da Covid
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco