Diario de Pernambuco
Busca
Um jovem democrata na cidadania

Múcio Aguiar
Presidente da Associação da Imprensa de Pernambuco, do Conselho da ABI e doutoramento em Ph.D em arqueologia pela Universidade de Coimbra

Publicado em: 24/02/2021 08:20 Atualizado em:

Immanuel Kant dizia que “o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”, pensamento que a meu ver pode ser completado com a máxima de Ortega y Gasset “o homem é o homem e a sua circunstância”. Ao abrir o artigo com essas duas frases, relembro o muito que devo à Igreja Católica, pela formação que recebi nos mosteiros beneditinos, onde fui talhado por formadores de múltiplas visões e espiritualidades. Onde aprendi a transitar entre a milenar Regra de São Bento e o Movimento Católico Carismático.

A experiência de observar espiritualidades distintas, nas muitas ordens e movimentos religiosos do catolicismo, foi também me conduzindo a entender que assim como na Igreja, na Política a diversidade de ideologias é importante e salutar para todas as formas de governo. Só assim é possível evitar o extremismo, e contribuir para sua eliminação pelo voto democrático, tão logo se manifeste.

A habilidade de compreender a importância das ideologias para o equilíbrio social me permitiu assumir, como técnico/especialista a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Pernambuco, no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e no outro extremo, tempos depois, a Assessoria de Comunicação, da Prefeitura de Camaragibe, na gestão de João Lemos (PCdoB) – é o compromisso de todo cidadão, principalmente investido em cargo público, o bem servir, independentemente de sua ideologia pessoal.

Como seu amigo de adolescência, em 1999, estive na posse de João Roma Neto como delegado Regional do Ministério da Cultura no Norte/Nordeste, e, naquela representação fiquei, com ele até assumir o Iphan, em 2002. Tempos depois a representação do antigo MinC foi renomeado como Representação do Ministério da Cidadania no NNE.

Passados 22 anos da primeira posse, o deputado federal pela Bahia João Roma Neto assume o Ministério da Cidadania e novamente estarei presente na solenidade da sua posse, para como amigo ser testemunha desse momento especial na sua vida. Com formação no CPOR, João Inácio Ribeiro Roma Neto é um vocacionado para o sacerdócio da Política.

As descobertas científicas estão sempre relacionadas com a premissa da observação: todo cientista deve ser acima de tudo um atento observador. Tendo observado João Roma em boa parte da sua trajetória de vida, e sendo testemunha da sua capacidade administrativa é que independentemente do matiz ideológico posso afirmar que foi acertada e parabenizo o presidente Jair Bolsonaro por essa escolha - assim como igualmente acertada e também merecedora de parabéns a escolha do outro pernambucano, Cristovam Buarque, de orientação política distinta, para o Ministério da Educação, em 2003.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL