Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Opinião
Transparência, inovação e controle social

Andrea Costa
Controladora-Geral da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes

Publicado em: 23/02/2021 03:00 Atualizado em: 23/02/2021 05:53

Expandir a gestão pública para que, cada vez mais, avance na transparência das informações, modernize suas ferramentas de forma a garantir a integridade, com o estímulo da participação ativa da população. Esse é o nosso desejo para essa nova gestão.

Na última década, temos presenciado uma série de transformações sociais, culturais, políticas e tecnológicas que vêm obrigando as empresas, a sociedade e os governos a se reinventarem e se adaptarem aos novos tempos. A transformação digital incidiu sobre praticamente todas as atividades humanas, com ela testemunhamos uma explosão de informações. O acesso às informações tem estimulado a sociedade a adotar uma postura muito mais ativa e fiscalizadora dos recursos públicos, exigindo cada vez mais transparência e controle social por parte dos dirigentes municipais.

Entendendo este momento é que a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes nos últimos quatro anos investiu em uma gestão moderna e mais transparente, ampliando as ferramentas de controle social e fortalecendo o diálogo e a participação da população. Foi o município que mais cresceu em transparência entre os anos de 2017 a 2020 de acordo com o Índice de Transparência Municipal de Pernambuco – TCE-PE.

Para alcançar esse resultado, reformulamos o nosso Portal da Transparência, transformando a ferramenta em um espaço digital acessível para todos, apresentando o conteúdo de modo simples, com linguagem cidadã de fácil compreensão por parte do munícipe, além de disponibilizar informações detalhadas sobre os gastos públicos municipais. Fortalecemos e estruturamos nossa Ouvidoria, ampliando os canais de comunicação, com atendimento por telefone, e-mail, site e nosso aplicativo Eouve, onde o munícipe pode solicitar, denunciar, elogiar, reclamar ou sugerir melhorias para os serviços públicos municipais.

Porém, entendemos que precisamos avançar ainda mais. Por isso, estabelecemos estratégias para expandir a transparência ativa, aumentar a disponibilidade de informações sobre atividades governamentais, ampliar o acesso a dados abertos, apoiar e incentivar a participação social por meio de ferramentas de controle social.

Para o primeiro trimestre de 2021, estaremos lançando uma plataforma colaborativa onde a população poderá avaliar e sugerir melhorias para a prestação dos serviços públicos municipais. Implantaremos a Ouvidoria Itinerante, que estará presente nas regionais, realizando escuta cidadã e coletando sugestões de melhorias além de outras iniciativas que buscam assegurar a confiança e a participação popular, a gestão colaborativa e um sistema político mais transparente de maneira a tornar nosso governo mais abertos, efetivo e responsável.

Covid longa preocupa OMS e desperta desafios
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 25/02
Bolsonaro diz não ter briga com a Petrobras
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 24/02
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco