Diario de Pernambuco
Busca
Motivação em meio ao caos

Janguiê Diniz
Fundador e presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

Publicado em: 11/02/2021 03:00 Atualizado em: 11/02/2021 06:18

É difícil. Às vezes, o desânimo se instala, o medo toma conta e o futuro parece algo nebuloso. Muitos têm vivido dias complicados em meio à pandemia. As dificuldades econômicas, a ameaça do vírus, as inseguranças que aparecem; tudo isso pode causar ansiedade, paralisia e medo de avançar nos projetos. É preciso, no entanto, manter a motivação e seguir a vida, de maneira segura, sem deixar que os contratempos sejam motivo de letargia.

Nunca vivemos uma situação como esta. E algo tão desconhecido traz, de fato, insegurança e medo. Não saber ao certo como lidar com um inimigo invisível e com potencial destrutivo traz uma série de pensamentos negativos. Some-se a isso as perdas financeiras, já que a maioria das pessoas foi impactada pela paralisação das atividades econômicas, principalmente em 2020. É nesse momento que mais se faz preciso buscar a motivação. É uma encruzilhada: deixar o pavor tomar conta e tirar a esperança, ou erguer a cabeça e juntar força para enfrentar a situação de frente. O grau de facilidade e sucesso nessa empreitada, claro, depende de diversos fatores, como os impactos sofridos, o mindset pessoal e as condições de reerguimento.

Acima de tudo, manter a calma é condição primacial para fazer o corpo continuar ativo e a mente voltada para as soluções, e não para os problemas. Ora, pensamentos conturbados e o nervosismo são grandes inimigos do sucesso. Em uma situação caótica, eles podem aparecer com ainda mais força, e é preciso rebatê-los com diligência. O mais importante é parar e pensar: o que esse desafio me impõe? E como posso resolvê-lo? Às vezes, colocar ideias em um papel ajuda a vislumbrar as possibilidades de forma mais estruturada. O próximo passo é definir estratégias para sair daquela situação adversa e ascender a uma condição mais favorável. Por último, a ação. Colocar em prática o que se pensa fará, aos poucos, o medo ceder lugar à esperança.

Atravessamos um período conturbado e cheio de incertezas. Ao mesmo tempo, há grandes oportunidades para quem sabe analisar o cenário de forma positiva, com vistas a aprender com a situação e se desenvolver. É tempo de afastar os pensamentos negativos e olhar sempre para o alto, buscando o crescimento. Lembre-se: você é senhor de sua razão. Utilize sua mente a seu favor.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL