Diario de Pernambuco
Busca
Clubes sociais do Recife que fecharam ou mudaram de local (2)

João Alberto Martins Sobral
Jornalista

Publicado em: 15/01/2021 03:00 Atualizado em: 15/01/2021 07:57

Clube de Tênis: Foi o primeiro grande clube social de Boa Viagem. Foi fundado pelo industrial João Cardoso Ayres, que era dinâmico, elegante e sempre de bom humor. Ele não morava no bairro e sim no Benfica, mas decidiu criar a agremiação na Zona Sul, que na época não tinha edifícios, apenas casas. Ficava junto da pracinha do terminal, onde depois foi construído o Hotel Boa Viagem e hoje tem dois edifícios residenciais. Eram famosas suas festas de carnaval, com duas edições especiais, o Baile dos Casados e o Baile dos Solteiros. Os convites eram confeccionados pelo seu filho, Lula Cardoso Ayres, que estava começando e que depois seria um dos maiores pintores de Pernambuco. Suas festas reuniam membros de tradicionais famílias, como Dhalia da Silveira, os Addobbati, os Costa, os Menezes, os Cardoso Ayres, os Queiroz, os Colaço, os Cunha Rego, os Tigre, os Neves, os Carneiro, os Petribu, os Pierreck, os Pontual, os Vasconcelos e os Aires.

Iate: Fundado em 1944, Era um dos principais clubes sociais da nossa cidade, promovendo muitas festas, com artistas famosos, algumas com traje rigor, algo que literalmente desapareceu no Recife. O Iate Clube do Recife no carnaval fazia apenas uma festa, no sábado, muito prestigiada. O clube também foi cenário de algumas brigas que ficaram famosas por envolver nomes conhecidos da nossa sociedade. No dia 17 de julho de 1975, sua sede, junto da Ponte da Torre, foi literalmente destruída pela enchente que matou 105 pessoas no Recife, cobrindo de água 80% da cidade e deixando 350 mil desalojados. Depois, o clube se mudou para Brasília Teimosa, quando o comodoro era Fernando Machado, figura extremamente simpática, famosa pelo slogan “Me ajude”. Se dedicava principalmente à parte esportiva. Seu primeiro comodoro foi Jorge Dantas Bastos e dois que fizeram história foram Otaviano Dias e Gilvan Machado Guimarães.

Boa Viagem: Ocupando todo um quarteirão entre a Domingos Ferreira e a Francisco Cunha o Boa Viagem Praia Clube foi lançado com a venda de títulos. Tinha uma sede social e uma ampla piscina. Foi muito frequentado durante alguns anos. Depois, entrou em decadência, sócios abandonaram, ainda passou algum tempo promovendo festas populares nas noites dos domingos até ser fechado em 1980. No local foi construído o Carrefour.
Aero Clube: Durante muitos anos, o Aero Clube de Pernambuco era o preferido pela turma mais jovem. Paralelamente às suas atividades na formação de pilotos e hangar de aviões particulares, tinha uma intensa atividade social, na sua sede do Pina. Especialmente quando foi presidido pelo coronel Roberto Pessoa e tinha as melhores festas de carnaval da cidade. Depois encerrou seu lado social e acabou fechando nos anos 80.

Clube Rodoviário: Na sua sede na Mascarenhas de Morais durante um bom período tinha intensa vida social, com festas praticamente todos os fins de semana. Era famoso seu baile da sexta-feira de carnaval, quando competia com o “Carnaval Começa no Cabanga”, que era mais fechado, sendo muito difícil conseguir um convite. Funciona até hoje no mesmo local, mas sem fazer festas.

Mariscos: Por um longo período, a Marinha teve uma intensa presença no Recife, com o 3º Distrito Naval e Grupamento de Fuzileiros Navais e um grande número de oficiais. Existiam dois clubes: O Cisnes, para os sargentos, que funciona até hoje, e o Clube dos Mariscos, na Vila Naval, em Santo Amaro, dos oficiais. Que fazia muitas festas e era frequentado por muitos nomes da nossa sociedade. Com as transferências das unidades para Natal, hoje temos apenas a Escola de Aprendizes Marinheiros e a Capitania dos Portos, com um número pequeno de oficiais da Marinha, o que acabou por provocar o fechamento da agremiação.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL