Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Opinião
Ceasa, há 58 anos abastecendo o desenvolvimento de Pernambuco

Gustavo Melo
Presidente do Ceasa

Publicado em: 16/10/2020 03:00 Atualizado em: 16/10/2020 06:02

Constituído no dia 16 de outubro de 1962, o Ceasa-PE foi idealizado com o propósito de organizar, expandir e dinamizar a comercialização de produtos hortigranjeiros por meio da concentração de compradores e vendedores em um mesmo local.

Coube ao Estado de Pernambuco a operacionalização do 1º entreposto atacadista do país e, apesar do peso do pioneirismo, a organização Ceasa-PE consegue manter uma taxa de crescimento em torno de 5 % a.a o que lhe assegura a 4ªposição nacional após SP, MG e RJ entre 61 centrais do país.  

Esse resultado exitoso é fruto de uma Concepção Institucional (gestão compartilhada), Concepção Autossustentável (equilíbrio econômico-financeiro), Concepção Empreendedora (mix comercial atraente) e Fomento à Base Social.

A dinâmica criativa e sua expertise em logística credenciou o Ceasa-PE/ para atuar extramuros nas áreas de gestão e logística das Unidades de Serviços do Estado. Ações pontuais que contribuem para o avanço econômico do Estado tais como fomento ao desenvolvimento de ações que gerem a criação de empregos; implementação de programas de segurança alimentar e sustentabilidade sócioambiental; busca de soluções técnicas para necessidades de inovação do  abastecimento alimentar;  criação de bancos de dados estatísticos detectando com mais rapidez e eficiência as variações de oferta e preços; interção com as universidades, órgãos de pesquisa, ONGs no que diz respeito a políticas públicas de abastecimento; e suporte ao surgimento de novos empreendimentos voltados para o abastecimento.  

As centrais de abastecimento têm total envolvimento com o agronegócio. Pelo Ceasa-PE transitam milhares de produtores, permissionários, concessionários, fornecedores e consumidores finais. O ambiente de negócios por si só agrega inúmeras pessoas e atividades remunerativas. Enfim, o complexo Ceasa-PE representa um dos mais importantes polos geradores de emprego e renda do Estado, estimando-se a geração de mais de 55 mil postos diretos e indiretos.

Rhaldney Santos entrevista Dr Carlos Romeiro, ortopedista
Rhaldney Santos entrevista Celso Muniz (MDB)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #181 - Tiops de rins dos vertebrados
Rhaldney Santos entrevista Dr. Felipe Dubourcq, urologista
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco