Diario de Pernambuco
Busca
Setembro e suas mais destacadas comemorações

Giovanni Mastroianni
Advogado, administrador e jornalista

Publicado em: 07/09/2020 03:00 Atualizado em: 07/09/2020 06:53

Setembro é um mês de grandes comemorações no país e os ex-imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II têm grande influência em suas datas festivas. Assim é que o dia 5, consagrado à Amazônia, foi instituído em face do segundo imperador do Brasil haver criado, em 1850, o atual estado do Amazonas. Embora a finalidade principal de instituição da data seja valorizar a floresta amazônica, lamentavelmente, na atualidade, a incompreensão do homem, choca a humanidade com o desmatamento de sua floresta, o risco de extinção de sua fauna e a poluição em toda extensão territorial, acarretando a deterioração da terra, tornando-a inútil, sem citar, indubitavelmente, os riscos à saúde.

A data de 6 é dedicada à oficialização da letra do Hino Nacional brasileiro, cuja melodia desse símbolo, composta em 1831 por Francisco Manuel da Silva, ocorreu em face da abdicação de Dom Pedro I. A mais significativa comemoração, indiscutivelmente, é a data de 7 de setembro, marco da independência do Brasil, momento histórico em que o país, em 1822, há quase dois séculos, portanto, adquiriu sua autonomia, libertando-se, assim, do jugo de Portugal. Coube ao português Pedro de Alcântara, que, futuramente, viria a ser o imperador Dom Pedro I, concretizar esse velho sonho dos brasileiros, ao proferir, às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, o grito da independência. Esta, todavia, só veio a ser reconhecida por Portugal, em 1825, mediante uma indenização. Ressalte-se que dois estados nordestinos anteciparam as independências de Portugal: Pernambuco e Bahia, respectivamente, com a Revolução Pernambucana, de 6 de março de 1817, e Independência da Bahia, iniciada em 19 fevereiro de 1822 e consagrada em 2 de julho de 1823, data que os baianos ainda comemoram.

Em 8 de setembro de 1987, a ONU instituiu o Dia Mundial da Alfabetização, tendo como finalidade destacar o valor da alfabetização no desenvolvimento das nações, econômica e socialmente. Por sua vez, o Dia do Administrador foi indicado para 9, tendo em vista que, em 8.12.1965, foi assinada a lei 4769, que criou tão importante profissão, indispensável em toda e qualquer instituição, por ser dito profissional responsável no planejamento das técnicas empresariais, no acompanhamento das suas atividades e dirigir os recursos humanos, financeiros e matérias de uma entidade. Já os símbolos nacionais são comemorados dia 18, numa homenagem ao hino, à bandeira, aos selos e brasões de armas nacionais. Tais emblemas representam o país e o identifica, mundialmente. Dispensável afirmar que é a bandeira nacional a insígnia principal brasileira que simboliza o Brasil. Não se pode deixar de reconhecer, também, a importância do Hino Nacional, que tem festejada, isoladamente, sua data em 13 de abril, sem demérito para os demais emblemas.

No Brasil, diferentemente de alguns países, festeja-se o Dia da Árvore em 21, às vésperas do início da primavera, embora, mundialmente, esse vegetal lenhoso seja homenageado em 21 de março, pelo que esse bem de tão valioso representa. Graças às variáveis espécies arbóreas é que se aumenta a umidade do ar; que se produz, através da fotossíntese, o oxigênio; que se obtém proteção e sombra para os animais racionais e irracionais. Essa riqueza vegetal tanto produz as mais deliciosas frutas, que servem como alimento, como é utilizada na fabricação de móveis e até de imóveis, sem que se omita seu uso na indústria farmacêutica e no fabrico do papel, após a extração de sua celulose. Desnecessário reiterar-se o efeito maléfico do atual desmatamento que ocorre em algumas regiões do país, trazendo enormes prejuízos à humanidades pela diminuição das chuvas e da umidade relativa do ar, além das erosões que causa, da desertificação, perda de biodiversidade e assoreamento de rios. Por fim, este ano, em 22, projeção para o equinócio da primavera, que é o ponto da órbita da Terra onde se registra igual duração do dia e da noite.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL