Diario de Pernambuco
Busca
Para a orla de Boa Viagem: concurso público

Rafael Amaral Tenório de Albuquerque, Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE); Tomás de Albuquerque Lapa, vice-presidente do CAU/PE; Roberto Salomão do Amaral e Melo, conselheiro Federal CAU/BR; Cristiana Maria Correia de Araújo Estelita, conselheira Estadual do CAU/PE e representante da ABDEH/PE e Henrique Marques Lins, conselheiro Estadual do CAU/PE e representante do SAEPE

Publicado em: 02/09/2020 03:00 Atualizado em: 02/09/2020 06:59

Como representantes de quase cinco mil profissionais em todo o estado, acompanhamos as notícias sobre a revitalização dos quiosques da orla de Boa Viagem, uma das mais importantes e significativas paisagens culturais do Recife, e que confere à cidade um traço particular de sua identidade urbana. Não é à toa que a praia de Boa Viagem ficou também conhecida como uma das “praias urbanas mais bonitas entre as capitais da região Nordeste”.

A obra se faz realmente necessária e urgente para os recifenses que têm na praia de Boa Viagem um dos principais espaços de uso coletivo da cidade do Recife, que se faz livre, heterogêneo, multifuncional, de convivência, integrador, carregado de sentido, de memórias e de identidade.

Nesse momento de expectativas frente à retomada das atividades econômicas frente ao turismo regional, nacional e internacional, os melhoramentos nessa área ganham uma relevância ainda maior.

Portanto, sem entrar em qualquer mérito, ecoa nossa preocupação com relação às denúncias e críticas mais especializadas em relação ao projeto de revitalização. Como tem ocorrido, neste e em todos os outros processos que tenham relevância para a cidade, estamos à disposição do Recife para contribuir, sempre em defesa da arquitetura e urbanismo.

Por isso, já reivindicamos à Prefeitura do Recife a adoção de um processo de seleção pública para escolha do projeto de revitalização da orla de Boa Viagem, de modo a garantir maior legitimidade e engajamento necessários a um projeto com esse alcance sociocultural, em todas as suas fases.

Defendemos a realização de concursos, não apenas neste caso, mas para todas as contratações públicas referentes aos serviços de natureza predominantemente intelectual como é o caso dos projetos de Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo e afins.

Acreditamos que esta é sempre a melhor solução, permitindo que avancemos na perspectiva dos princípios da transparência e da democracia na Gestão Pública do espaço urbano da cidade. No projeto da orla também, mesmo considerando que a sua execução venha a ser por meio de uma Parceria Pública Privada (PPP) entre a prefeitura e a Associação dos Barraqueiros de Boa Viagem, enquanto concessionários do equipamento e, portanto, sem a aplicação direta de recursos públicos.

Seguimos à disposição para contribuir juntos para o desenvolvimento sustentável das cidades, sempre priorizando a valorização da arquitetura e urbanismo de Pernambuco.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL