Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Opinião
Otimismo em tempos de Covid-19 e o papel da medicina

Breno Macêdo
Neurocirurgião especialista em coluna

Publicado em: 14/08/2020 03:00 Atualizado em: 13/08/2020 21:44

Não há dúvidas de que vivemos tempos difíceis. É provável que só tenhamos a real dimensão quando olharmos para esses dias em retrospecto. O vírus nefasto já ceifou mais de 600.000 vidas em todo mundo. Alguns já denominam esse período, marcado pelas medidas de isolamento de “O Grande Lockdown”.

Diariamente recebemos incontáveis notícias negativas. Risco de novas ondas de contaminação e a possibilidade de recessão econômica global pairam no ar, contribuindo para o clima de pessimismo. Acontece em todo o mundo. Os pacientes chegam mais “cabisbaixos” no consultório. Os que sofrem com dores na coluna, por exemplo, têm sua dor exacerbada. Isso ocorre porque o estado emocional contribui para a percepção da dor, já que os momentos de tristeza tendem a agravar a situação.

Parece um clichê, mas é preciso pensar positivo. É fundamental, sobretudo atualmente. Coisas boas estão acontecendo. Vivemos a era do progresso científico. O compartilhamento de informações entre cientistas de diferentes países ocorre em tempo real. O método científico segue em progresso, amadurecido na busca das melhores alternativas de tratamento. Pesquisas por uma vacina estão em um ritmo acelerado como nunca visto.

O avanço médico ocorre também em outras frentes de batalha além da Covid-19. Na neurocirurgia, por exemplo, difícil não se impressionar ao operar o mais nobre dos órgãos, o cérebro humano. Mesmo diante de intervenções delicadas, o paciente permanece intacto ao acordar da cirurgia. Vitórias como essa são conquistadas diariamente por várias especialidades médicas nos diversos rincões da Terra.

Diante do exposto, convido o leitor a mudar os óculos que tem usado para enxergar o momento com outras lentes, mais compreensivas e solidárias.

Rhaldney Santos entrevista advogada Rafaella Simonetti do Valle
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão
Brasil é vítima de desinformação sobre meio ambiente, diz Bolsonaro
Rhaldney Santos entrevista o empreendedor digital Harry Thorpe, criador da plataforma Miauu
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco